Poemas : 

O PRÊMIO CAMÕES É DO BRASILEIRO FERREIRA GULLAR

 
Vou tentar resumir em dez linhas, porque sempre me cortam pelo tempo - se é que existe - ou pela má vontade - alguma coisa sobre Ferreira Gullar, o maior poeta brasileiro em atividade, que acaba de receber o Prêmio Camões.
- O senhor é o poeta Ferreira Gullar? - uma moça lhe pergunta.
Ao que ele, um homem magro, cabelos brancos, escorridos sobre o rosto responde:
- Às vezes. Meu nome é José Ribamar Ferreira, como tantos outros do meu estado. Não sou poeta vinte e quatro horas. Sou jornalista profissional.
Explica-se: José Ribamar é um nome comum no estado do Maranhão, onde ele nasceu. O Maranhão é o estado mais pobre do Brasil, que divide a pobreza com o Piauí, do qual é separado pelo rio Parnaíba.
Poeta, crítico de artes plásticas, cronista e jornalista, Ferreira Gullar, radicado no Rio de Janeiro, completa, em setembro, 80 anos. Autor do maior poema épico escrito em língua portuguesa - entenda-se brasileira - Poema Sujo, feito no exílio político, acaba de ganhar o Prêmio Camões, entre tantos outros que já levou por aqui. É um a mais no seu currículo.
"Gullar é o último grande poeta brasileiro" - disse Vinícius de Moraes,ao referir-se ao Poema Sujo, escrito em Buenos Aires, no exílio.

Um pouco de Gullar, antes que me cortem, pela mentira do tempo:

MADRUGADA

Do fundo de meu quarto, do fundo
de meu corpo
clandestino
ouço (não vejo) ouço
crescer no osso do músculo da noite
a noite

a noite ocidental obscenamente acesa
sobre o meu país divido em classes

MORTE DE CLARICE LISPECTOR

Enquanto te enterravam no cemitério judeu
de S.Francisco Xavier
(e o clarão de teu olhar soterrado
resistindo ainda)
o táxi corria comigo à borda da Lagoa
na direção de Botafogo
E as pedras e as nuvens e as árvores
no vento
mostravam alegremente
que não dependem de nós

_________________

júlio - obrigado gullar

http://currupiao.blogspot.com/


Júlio Saraiva

 
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Julio Saraiva
 
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Enviado por Tópico
Alberto da fonseca
Publicado: 11/06/2010 06:41  Atualizado: 11/06/2010 08:31
Membro de honra
Usuário desde: 01/12/2007
Localidade: Natural de Sacavém,residente em Les Vans sul da Ardéche França
Mensagens: 7080
 Re: O PRÊMIO CAMÕES É DO BRASILEIRO FERREIRA GULLAR
Tenho que felicitar esse grande poeta e resistente
politico pelo prémio Camões por ele alcançado, Parabéns pois.

Mas o que me admira, é que havendo aqui no Luso Poemas de grandes autores que até criticam a poesia de aguns considerando de má, não compreendo que não tenha sido um do Luso a ser escolhido, ao menos par selecção até à distinção final, é pena, ficará para o ano, estou convencido

E então eu? não mereço? Mas que injustiça!!!!

bela Homenagem, Julio Saraiva
A. da fonseca



Enviado por Tópico
RoqueSilveira
Publicado: 11/06/2010 11:22  Atualizado: 11/06/2010 11:22
Membro de honra
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Mensagens: 8112
 Re: O PRÊMIO CAMÕES É DO BRASILEIRO FERREIRA GULLAR
um grande poeta, um grande homem das letras e da humanidade.
parabéns Brasil, parabéns língua portuguesa


Enviado por Tópico
Xavier_Zarco
Publicado: 11/06/2010 11:49  Atualizado: 11/06/2010 11:49
Membro de honra
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Mensagens: 2207
 Re: O PRÊMIO CAMÕES É DO BRASILEIRO FERREIRA GULLAR
Camarada Júlio Saraiva,
É um dos bons nomes da Poesia em Língua Portuguesa, que bem merece esta distinção. Não só ele a merece como o próprio Prémio o merece.
Um abraço
Xavier Zarco




Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 11/06/2010 12:19  Atualizado: 11/06/2010 12:19
 Re: O PRÊMIO CAMÕES É DO BRASILEIRO FERREIRA GULLAR
Obrigado, Júlio, por este belíssimo apontamento sobre o justamente laureado poeta Gullar.

Abraço


Enviado por Tópico
jluis
Publicado: 11/06/2010 12:38  Atualizado: 11/06/2010 12:38
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Mensagens: 1535
 Re: O PRÊMIO CAMÕES É DO BRASILEIRO FERREIRA GULLAR
FERREIRA GULLAR (poeta brasileiro)

Para o poeta e para si, que o evoca, as minhas honras.
E que vivam os poetas da nossa querida língua portuguesa!
Um abraço, Júlio, poeta/jornalista, que aprendi a respeitar.
JL


Enviado por Tópico
Henricabilio
Publicado: 11/06/2010 12:41  Atualizado: 11/06/2010 12:41
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Mensagens: 6963
 Re: O PRÊMIO CAMÕES É DO BRASILEIRO FERREIRA GULLAR
Olá Julio!
Já soubera da notícia há dias, assim como já lera este texto logo de manhã, mas não comentei...

Antes preferi ir documentar-me melhor acerca do Gullar de quem já ouço falar há anos lá no Recanto, mas a verdade é que lera e li ainda pouco.
Acredito que seja merecido este prémio!

Devido a esta busca, e através de um poema que ele fez pela morte de Clarice Lispector, descobri também a ultima entrevista que esta poetisa deu a uma tv... e confesso que foi algo que me tocou profundamente - talvez também porque me senti retratado nas palavras dela.

Um abraçooo!
Abilio


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 11/06/2010 12:45  Atualizado: 11/06/2010 12:45
 Re: O PRÊMIO CAMÕES É DO BRASILEIRO FERREIRA GULLAR
custa. mas o reconhecimento vem! Gullar é...

beijo irmão.



Enviado por Tópico
Alexis
Publicado: 11/06/2010 14:54  Atualizado: 11/06/2010 14:54
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Usuário desde: 29/10/2008
Localidade: guimarães
Mensagens: 7238
 Re: O PRÊMIO CAMÕES É DO BRASILEIRO FERREIRA GULLAR
olha...não quero saber se é comprido o poema e vai "ocupar espaço".fica aqui, que o que mais importa é a POESIA.o resto:tretas.
LEIAM.

Trecho de poema sujo

(trecho inicial)

turvo turvo
a turva
mão do sopro
contra o muro
escuro
menos menos
menos que escuro
menos que mole e duro menos que fosso e muro: menos que furo
escuro
mais que escuro:
claro
como água? como pluma? claro mais que claro claro: coisa alguma
e tudo
(ou quase)
um bicho que o universo fabrica e vem sonhando desde as entranhas
azul
era o gato
azul
era o galo
azul
o cavalo
azul
teu cu
tua gengiva igual a tua bocetinha que parecia sorrir entre as folhas de
banana entre os cheiros de flor e bosta de porco aberta como
uma boca do corpo (não como a tua boca de palavras) como uma
entrada para
eu não sabia tu
não sabias
fazer girar a vida
com seu montão de estrelas e oceano
entrando-nos em ti

bela bela
mais que bela
mas como era o nome dela?
Não era Helena nem Vera
nem Nara nem Gabriela
nem Tereza nem Maria
Seu nome seu nome era...
Perdeu-se na carne fria
perdeu na confusão de tanta noite e tanto dia
perdeu-se na profusão das coisas acontecidas
constelações de alfabeto
noites escritas a giz
pastilhas de aniversário
domingos de futebol
enterros corsos comícios
roleta bilhar baralho
mudou de cara e cabelos mudou de olhos e risos mudou de casa
e de tempo: mas está comigo está
perdido comigo
teu nome
em alguma gaveta

Que importa um nome a esta hora do anoitecer em São Luís
do Maranhão à mesa do jantar sob uma luz de febre entre irmãos
e pais dentro de um enigma?
mas que importa um nome
debaixo deste teto de telhas encardidas vigas à mostra entre
cadeiras e mesa entre uma cristaleira e um armário diante de
garfos e facas e pratos de louças que se quebraram já

um prato de louça ordinária não dura tanto
e as facas se perdem e os garfos
se perdem pela vida caem
pelas falhas do assoalho e vão conviver com ratos
e baratas ou enferrujam no quintal esquecidos entre os pés de erva-cidreira

e as grossas orelhas de hortelã
quanta coisa se perde
nesta vida
Como se perdeu o que eles falavam ali
mastigando
misturando feijão com farinha e nacos de carne assada
e diziam coisas tão reais como a toalha bordada
ou a tosse da tia no quarto
e o clarão do sol morrendo na platibanda em frente à nossa
janela
tão reais que
se apagaram para sempre
Ou não?

Não sei de que tecido é feita minha carne e essa vertigem
que me arrasta por avenidas e vaginas entre cheiros de gás
e mijo a me consumir como um facho-corpo sem chama,
ou dentro de um ônibus
ou no bojo de um Boeing 707 acima do Atlântico
acima do arco-íris
perfeitamente fora
do rigor cronológico
sonhando
Garfos enferrujados facas cegas cadeiras furadas mesas gastas
balcões de quitanda pedras da Rua da Alegria beirais de casas
cobertos de limo muros de musgos palavras ditas à mesa do
jantar,
voais comigo
sobre continentes e mares

E também rastejais comigo
pelos túneis das noites clandestinas
sob o céu constelado do país
entre fulgor e lepra
debaixo de lençóis de lama e de terror
vos esgueirais comigo, mesas velhas,
armários obsoletos gavetas perfumadas de passado,
dobrais comigo as esquinas do susto
e esperais esperais
que o dia venha

E depois de tanto
que importa um nome?
Te cubro de flor, menina, e te dou todos os nomes do mundo:
te chamo aurora
te chamo água
te descubro nas pedras coloridas nas artistas de cinema
nas aparições do sonho

- E esta mulher a tossir dentro de casa!
Como se não bastasse o pouco dinheiro, a lâmpada fraca,
O perfume ordinário, o amor escasso, as goteiras no inverno.
E as formigas brotando aos milhões negras como golfadas de
dentro da parede (como se aquilo fosse a essência da casa)
E todos buscavam

num sorriso num gesto
nas conversas da esquina
no coito em pé na calçada escura do Quartel
no adultério
no roubo
a decifração do enigma

- Que faço entre coisas?
- De que me defendo?

Num cofo de quintal na terra preta cresciam plantas e rosas
(como pode o perfume
nascer assim?)
Da lama à beira das calçadas, da água dos esgotos cresciam
pés de tomate
Nos beirais das casas sobre as telhas cresciam capins
mais verdes que a esperança
(ou o fogo
de teus olhos)

Era a vida a explodir por todas as fendas da cidade
sob as sombras da guerra:
a gestapo a wehrmacht a raf a feb a blitzkrieg
catalinas torpedeamentos a quinta-coulna os fascistas os nazistas os
comunistas o repórter Esso a discussão na quitanda a querosene o
sabão de andiroba o mercado negro o racionamento o blackout as
montanhas de metais velhos o italiano assassinado na Praça João
Lisboa o cheiro de pólvora os canhões alemães troando nas noites de
tempestade por cima da nossa casa. Stalingrado resiste.
Por meu pai que contrabandeava cigarros, por meu primo que passava
rifa, pelo tio que roubava estanho à Estrada de Ferro, por seu Neco
que fazia charutos ordinários, pelo sargento Gonzaga que tomava
tiquira com mel de abelha e trepava com a janela aberta,
pelo meu carneiro manso
por minha cidade azul
pelo Brasil salve salve,
Stalingrado resiste.
A cada nova manhã
nas janelas nas esquinas nas manchetes dos jornais

Mas a poesia não existia ainda.
Plantas. Bichos, Cheiros. Roupas.
Olhos. Braços. Seios. Bocas.
Vidraça verde, jasmim.
Bicicleta no domingo.
Papagaios de papel.
Retreta na praça.
Luto.
Homem morto no mercado
sangue humano nos legumes.
Mundo sem voz, coisa opaca.
Nem Bilac nem Raimundo. Tuba de alto clangor, lira singela?
Nem tuba nem lira grega. Soube depois: fala humana, voz de
gente, barulho escuro do corpo, intercortado de relâmpagos

Do corpo. Mas que é o corpo?
Meu corpo feito de carne e de osso.
Esse osso que não vejo, maxilares, costelas
flexível armação que me sustenta no espaço
que não me deixa desabar como um saco
vazio
que guarda as vísceras todas
funcionando
como retortas e tubos
fazendo o sangue que faz a carne e o pensamento
e as palavras
e as mentiras
e os carinhos mais doces mais sacanas
mais sentidos
para explodir uma galáxia
de leite
no centro de tuas coxas no fundo
de tua noite ávida
cheiros de umbigo e de vagina
graves cheiros indecifráveis
como símbolos
do corpo
do teu corpo do meu corpo
corpo
que pode um sabre rasgar
um caco de vidro
uma navalha
meu corpo cheio de sangue
que o irriga como a um continente
ou um jardim
circulando por meus braços
por meus dedos
enquanto discuto caminho
lembro relembro
meu sangue feito de gases que aspiro
dos céus da cidade estrangeira
com a ajuda dos plátanos
e que pode - por um descuido - esvair-se por meu
pulso
aberto

Meu corpo
que deitado na cama vejo
como um objeto no espaço
que mede 1,70m
e que sou eu: essa coisa deitada
barriga pernas e pés
com cinco dedos cada um (por que
não seis?)
joelhos e tornozelos
para mover-se
sentar-se
levantar-se

meu corpo de 1,70m que é meu tamanho no mundo
meu corpo feito de água
e cinza
que me faz olhar Andrômeda, Sírius, Mercúrio
e me sentir misturado
a toda essa massa de hidrogênio e hélio
que se desintegra e reintegra
sem se saber pra quê

Corpo meu corpo corpo
que tem um nariz assim uma boca
dois olhos
e um certo jeito de sorrir
de falar
que minha mãe identifica como sendo de seu filho
que meu filho identifica
como sendo de seu pai

corpo que se pára de funcionar provoca
um grave acontecimento na família:
sem ele não há José Ribamar Ferreira
não há Ferreira Gullar
e muitas pequenas coisas acontecidas no planeta
estarão esquecidas para sempre

corpo-facho corpo-fátuo corpo-fato

atravessados de cheiros de galinheiros e rato
na quitanda ninho
de rato
cocô de gato
sal azinhavre sapato
brilhantina anel barato
língua no cu na boceta cavalo-de-crista chato
nos pentelhos
com meu corpo-falo
insondável incompreendido
meu cão doméstico meu dono
cheio de flor e de sono
meu corpo-galáxia aberto a tudo cheio
de tudo como um monturo
de trapos sujos latas velhas colchões usados sinfonias
sambas e frevos azuis
de Fra Angelico verdes
de Cézanne
matéria-sonho de Volpi
Mas sobretudo meu
corpo
nordestino
Mais que isso
maranhense
mais que isso
sanluisense
mais que isso
ferreirense
newtoniense
alzirense
meu corpo nascido numa porta-e-janela da Rua dos Prazeres
ao lado de uma padaria sob o signo de Virgo
sob as balas do 24º BC
na revolução de 30

e que desde então segue pulsando como um relógio
num tic tac que não se ouve
(senão quando se cola o ouvido à altura do meu coração)
tic tac tic tac
enquanto vou entre automóveis e ônibus
entre vitrinas de roupas
nas livrarias
nos bares
tic tac tic tac
pulsando há 45 anos
esse coração oculto
pulsando no meio da noite, da neve, da chuva
debaixo da capa, do paletó, da camisa
debaixo da pele, da carne,

combatente clandestino aliado da classe operária
meu coração de menino