Textos : 

Leituras 2 - José Ilídio Torres

 
José Ilídio Torres é um autor que só posso definir como um criador para-realista, isto é: traz para dentro do corpo textual um pedaço do real, mas polemicando outro assunto, não o que se desenrola perante o nosso olhar.

Fá-lo como se nos desvendasse o que é um teatro de sombras, dizendo-nos da luz e dos corpos em movimento, mas apresentando-nos somente o que na tela se vislumbra.

Para lê-lo e, de facto, usufruir o que nos oferta, há que estar atento aos sinais, bastantes, aliás, que nos vai dando, como se de um rasgo na tela se tratasse e este deslizasse constantemente.

Esta amostragem denota um olhar atento ao que é criar, visto que é mais relevante o que alude do que o que diz, deixando portanto aberto ao leitor um espaço onde este pode, também, criar.

No entanto, sob a ironia e, por muitas vezes, o sarcasmo com que tece os seus textos, sejam estes poemas ou não, em mim revelam um autor que chora, uma certa tristeza que assim é como que transvestida.

Uma nota à margem: alguns dos textos deste autor têm gerado polémica, no pior sentido desta palavra, que é, talvez, a palavra que melhor pode representar e justificar a nossa presença no Mundo, a nossa acção no Mundo (bom!, mas isto é outra conversa).

Esta polémica denota, sobretudo, impreparação de quem o lê, isto é: quem se movimenta num local de escrita, antes de escrever, tem de descobrir o local de leitura. A leitura é que funda a escrita e não o reverso. Há portanto, antes de se atirar a pedra, saber o que é a pedra e, também, a que alvo se vai atirar.

 
Autor
Xavier_Zarco
 
Texto
Data
Leituras
1894
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
22 pontos
22
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Alexis
Publicado: 03/06/2010 20:17  Atualizado: 03/06/2010 20:58
Colaborador
Usuário desde: 29/10/2008
Localidade: guimarães
Mensagens: 7238
 Re: Leituras 2 - José Ilídio Torres
ninguém comenta?...que engraçado.e no entanto ninguém resiste a lê-lo.eheh.
o josé é um escritor muito apelativo,cheio de potencial,força criativa e muito hábil no manuseamento das palavras/construção textual. estou certa que tem um caminho (interior) a percorrer e também muitas leituras a fazer com o prazer e a humildade de quem tem ainda um mundo a descobrir. acredito que acabará por o fazer mais alargadamente do que já faz ou fez e isso muito lhe trará sem o desvirtuar mínimamente. ele trará sempre a sua originalidade e a sua marca pessoal para o que escreve.
para mim o josé é um autor com um caminho que, estou certa, dará bons frutos:e isso é mais do que muitos se podem gabar de ser,independentemente do que "trabalhem".





Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 03/06/2010 20:58  Atualizado: 03/06/2010 20:58
 Re: Leituras 2 - José Ilídio Torres
Xavier, eu vivo em promiscuidade com a escrita. Sinto que tenho ainda muito para aprender, mas também sei da relação que mantenho com as palavras.
Sendo certo que trabalho bastante para fazer passar a minha escrita, também é importante para mim arriscar, escrever no limite ou arame. É algo que me acompanha, e me faz sempre falta.
Criar é quase tudo na minha vida.
Envolvo aqueles de quem gosto.
Grato por este post.
Alexis, és uma amiga já, e espero surpreender-te sempre.
Abraço e beijo


Enviado por Tópico
RoqueSilveira
Publicado: 03/06/2010 21:13  Atualizado: 03/06/2010 21:13
Membro de honra
Usuário desde: 31/03/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 8112
 Re: Leituras 2 - José Ilídio Torres
Este texto apanha muito bem o autor José Torres, e concordo plenamente com as considerações feitas.
Realmente a impreparação (sobre vários aspectos - culturais, literários, sociais e até éticos) para ler é asfixiante para quem lê e impede-o de análise e compreensão da mensagem chave. Infelizmente é o que tenho notado neste site, que felizmente também é de aprendizagem.
Quanto a mim, adoro ler a margarete e o Torres, mesmo que, e sobretudo se polémico, porque nos faz pensar, reflectir, crescer.
Parabéns por estas escolhas.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 04/06/2010 09:42  Atualizado: 04/06/2010 09:42
 Re: Leituras 2 - José Ilídio Torres
Gostei que alguém escrevesse esta opinião abraçada à Razão... é preciso saber ler cada autor e tentar furar até à uma compreensão que seja... não se lê Luiz Pacheco como se lê Eça de Queiróz, não se lê Herberto Helder como se lê Pedro Paixão, não se lê Natália Correia como se lê Daniel Faria (e chegue antes que diga algum disparate...).
Confesso que demorei aqui a gostar de Torres mas agora aprecio e bastante...

Vida longa também para este escritor e poeta.

Abraço.


Enviado por Tópico
Nanda
Publicado: 04/06/2010 10:01  Atualizado: 04/06/2010 10:26
Membro de honra
Usuário desde: 14/08/2007
Localidade: Setúbal
Mensagens: 11099
 Re: Leituras 2 - José Ilídio Torres
Xavier,
Na altura quando adquiri o "Diário de Maria Cura" enviei uma PM ao Torres a felicitá-lo e é assim que o vejo como autor.
Quando me for possível irei adquirir o livro já editado.
Um abraço aos dois que estimo
Nanda


Enviado por Tópico
Vera Sousa Silva
Publicado: 05/06/2010 00:03  Atualizado: 05/06/2010 00:03
Membro de honra
Usuário desde: 04/10/2006
Localidade: Amadora
Mensagens: 4098
 Re: Leituras 2 - José Ilídio Torres
Um autor que gosto imenso, principalmente pela frontalidade como aborda e enfrenta os assuntos.
Gosto do escritor e gosto do homem, mas aqui neste espaço o que conta é o autor e a sua escrita e lamento que muitas pessoas não distingam o Autor do Homem...

Beijo


Enviado por Tópico
LaRoche
Publicado: 05/06/2010 00:20  Atualizado: 05/06/2010 00:20
Colaborador
Usuário desde: 26/02/2010
Localidade:
Mensagens: 706
 Re: Leituras 2 - José Ilídio Torres
JoséTorres, posso chamar-lhe ternamente Zé?
O Zé, é um sujeito que sabe viver bem a personagem, um caso raro do reverso. O polémico surreal que afinal está ao nosso lado.
A escrita do Zé é muito apelativa, mas no final fica-me sempre um ligeiro travo a desamor. Não deixo de o ler por isso.Quem é que não gosta de pão com torresmos?




Enviado por Tópico
JoséCorreia
Publicado: 05/06/2010 13:20  Atualizado: 05/06/2010 13:20
Usuário desde: 17/03/2009
Localidade:
Mensagens: 282
 Re: Leituras 2 - José Ilídio Torres
Concordo com a maior parte da tua critica. Um escritor excelente, de prosas excelentes.
Dá para aprender, crescer. Mas o cuidado de filtrar todos os conteúdos do Zé Torres, é bastante importante também.


Enviado por Tópico
Antónia Ruivo
Publicado: 07/06/2010 23:34  Atualizado: 07/06/2010 23:34
Membro de honra
Usuário desde: 08/12/2008
Localidade: Vila Viçosa
Mensagens: 3855
 Re: Leituras 2 - José Ilídio Torres
O José para mim é o escritor com maior versatilidade dentro do site, escreve o que quer sobre o que quer e como quer com uma facilidade estonteante, gosto da escrita dele a maioria dela, mas, e digo isto com todo o ha vontade o Torres tem um pequeno defeito que quanto a mim em nada abona o seu carisma, é intempestivo e vai atrás da corrente com enorme facilidade,perde demasiado tempo no supérfluo, quase que me atrevo a dizer que daqui por uns anos ele começará a limar essas arestas e aí sim teremos um escritor que devemos levar a sério.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 13/06/2010 09:27  Atualizado: 13/06/2010 09:27
 Re: Leituras 2 - José Ilídio Torres para Xavier Zarco
Polémica e acutilante é como descrevo e sinto a forma de escrever do Zé Gosto da sua forma de escrever "a partir a loiça toda" mas às vezes parte também a mobília e a meu ver não precisaria, mas esta é apenas e só a minha opinião.
é um poeta com o qual me identifico, quer a nível da poesia quer da profissão que abraçámos, visto sermos os dois Professores de Educação-Física, e que tive igualmente o privilégio de conhecer em anadia e que curiosamente à semelhança do que se passou com a Mar, se afastaram da minha pessoa. Opções!
Bem haja aos três, a si Xavier, pela escolha e aos dois poetas pela qualidade que têm

Beijinho