Textos -> Outros : 

Sociedade,prostituição,sexualidade e mentalidades

 
 

Mergulho numa profunda estranheza sempre que ouço falar e penso um pouco mais demoradamente no fenómeno da prostituição e da sexualidade nos tempos modernos.passo a (tentar!) explicar.o assunto é complexo e vou deixar de fora muitos factores que seriam importantes,porque apenas pretendo escrever um texto que abra caminhos de reflexão e não discutir o assunto até à exaustão. Isso implicaria um estudo aprofundado ao nível sociológico,por exemplo, não só.
prostituição sempre existiu e para mim era como que uma consequência (algo tétrica ,mas fácilmente entendível) das estruturas sociais tal como funcionavam,reflexo que eram de uma mentalidade específica.a mulher,mãe e ou companheira,estava limitada no exercício da sua sexualidade e era alguém a quem se devia votar “respeito “e “consideração”,o que excluía a possibilidade,devido a uma série de tabus machistas ,uma vivência livre da sexualidade.para isso existiam as prostitutas que dariam azo às fantasias sexuais dos homens e eram olhadas como fonte de prazer.as prostitutas não eram olhadas como mulheres respeitáveis,mas como fornecedoras de um serviço reribuído monetáriamente.um espécie de “mal necessário” que era olhado ora com tolerância,pelos detentores desta visão do mundo machista ,ora com hipócrita recriminação pelos (muitas vezes falsos) moralistas.prostituição era também e ainda é,sintoma de dificuldades e miséria social.associada ao consumo de droga,à fome e à sobrevivência desesperada de muitos seres humanos.hoje em dia existe também a de luxo,em que pessoas se vendem para satisfazer necessidades consumistas consideradas prioritárias,reflexo de uma mentalidade igualmente bastante actual.enfim,a realidade inclui diversas nuances,algumas delas bastante desiguais,como desigual é este mundo em que vivemos.
De qualquer modo,e continuando o meu raciocínio anterior,gradualmente as mentalidades foram mudando e as mulheres foram assumindo o seu direito à vivência de uma sexualidade menos restritiva o que veio de certa forma mudar as regras do jogo.os homens aceitando na sua companheira comportamentos mais livres e vivendo isso como parte natural do seu relacionamento com elas, já não teriam,supostamente, de recorrer à prostituição para obtenção de prazer.
mas eis que o que sucede actualmente é algo bem mais complexo do que tudo isto.independentemente de ser remunerado ou não, a obtenção do prazer apenas pelo prazer,excluíndo a obrigatoriedade de relações mais íntimas ao nível emocional ou relacional passou a ser uma justificação para continuar a existir uma espécie de sub-mundo igualmente oculto ou semi-oculto, onde essas transações acontecem.nem sempre a remuneração é necessária ou acontece porque existem homens e mulheres a comungar desta nova visão das coisas que é de algum modo o reflexo de uma sociedadade imediatista,egoísta e impaciente que procura sexo e prazer sem os “inconvenientes” de outras “complicações” de cariz emocional e que rejeita qualquer tipo de compromisso ou obrigação para com o outro.
ainda enleivado de um teor machista persistente continuam-se a ouvir discursos que denominam como “putas” estas mulheres também,embora a parte monetária esteja arredada do sistema e quando o que elas fazem é exactamente o mesmo que eles fazem:procuram prazer,sexo ,no sentido mais restrito do termo.
quanto às outras (as que recebem dinheiro)continuam ainda também a existir. talvez porque assim seja para alguns homens mais clara a situação ou porque é ,ainda assim,mais simples. a mulher é ainda mais “coisificada” e mais preparada para dar prazer,sem quaisquer tipo de restrições ou limites morais e não há a “chatice” de se ter que conviver com ela noutras situações sociais o que pode causar constrangimentos e desconforto a alguns homens.mas também há as que são usadas precisamente para serem acompanhantes em eventos sociais,suprindo assim uma outra necessidade momentânea,sempre sem necessidade do estabelecimento de laços mais profundos entre os envolvidos.note-se que esta mentalidade é partilhada por algumas mulheres que agem de igual modo em relação aos homens,evidenciando o mesmíssimo tipo de comportamento.compram-nos,usam-nos,procuram apenas obter prazer,ou usar para um determinado fim. há ainda a questão dos fetiches que com umas e com outras e com uns e com outros se procuram vivenciar e o próprio acto de pagar pode ser parte de um desses fetiches.o fenómeno do swing , das experiências sádico-masoquistas,do sexo com vários parceiros etc.,encaixa perfeitamente nesta busca desenfreada pelo prazer,alheada de outros circunstancialismos humanos.
e no entanto...parece haver sobretudo uma profunda solidão que se procura manter a todo o custo,(ou da qual se pretende fugir algo artificialmente?)pela incapacidade ou falta de vontade de se estabelecer laços e de se relacionar a um nível mais profundo e global.o ser humano tem cada vez mais dificuldades em lidar com os outros e consigo mesmo ao nível emocional...mas talvez seja a minha percepção apenas.estarei a ver mal as coisas?há quem me confunda com uma moralista,com uma feminista,com uma romântica,como uma bota-de -elástico ou até com uma ingénua.digo não a tudo isso.sou um ser humano que pretendo olhar para as coisas de uma forma livre,consciente que estou de todas as visões condicionadas por esquemas mentais rígidos e assentes em teorias condicionadoras da análise dos temas em questão.sou um ser humano e gostaria de ver seres humanos a viver vidas mais felizes.procuro entender.
certo é que , não criticando ou condenando no sentido moralista do termo, apenas reflicto sobre tudo isto como observadora e participante que sou,algo atenta,do comportamento humano.volto a repetir.sinto uma enorme estranheza e alguma tristeza em relação ao modo como se vive a sexualidade em pleno século XXI.porque numa época em que cada vez mais temos consciência que o Homem é um ser que deve ser visto de forma holística,em que sabemos que físico /emocional /mental/espiritual não são elementos que trabalham separadamente,em que compreendemos que o equilibrio, depende da conjugação harmoniosa de todas estas dimensões,continuamos ,ao mesmo tempo, a separar artificialmente as coisas por compartimentos estanques no que respeita aos nossos comportamentos sociais e no que respeita à sexualidade,muito especificamente,quando esta é uma dimensão importante que deveria contribuir decisivamente para o sentimento de bem estar global do ser humano. O que observo infelizmente hoje em dia, é mais um sentimento de vazio generalizado,derivado da procura rápida do prazer e da preguiça e egoísmo que observo no estabelecimento de relações mais “inteiras”,que incluam todo o ser e não apenas as suas necessidades básicas mais imediatas ou a busca de fantasias ,fugas e compensações de algo que não é senão uma cada vez maior frustração ,insatisfação profunda e permanente solidão.
a minha também persiste.a solidão.mas talvez por me sentir como ave rara,no meio de tanto circo montado e discurso “bárbaro”.
talvez eu seja uma estrangeira no meu próprio mundo.e não pertença a nenhum país.


cruz mendes

 
Autor
Alexis
Autor
 
Texto
Data
Leituras
3246
Favoritos
2
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
51 pontos
35
0
2
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
AnaCoelho
Publicado: 23/05/2010 15:29  Atualizado: 23/05/2010 15:29
Membro de honra
Usuário desde: 09/05/2008
Localidade: Carregado-Alenquer
Mensagens: 11255
 Re: Sociedade,prostituição,sexualidade e mentalidades
Uma temática muito interessante, partilho das ideias aqui desenvolvidas.

E comento-te com as tuas palavras:

talvez eu seja uma estrangeira no meu próprio mundo.e não pertença a nenhum país.


Beijos


Enviado por Tópico
jaber
Publicado: 23/05/2010 15:33  Atualizado: 23/05/2010 15:33
Membro de honra
Usuário desde: 24/07/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 2780
 Re: Sociedade,prostituição,sexualidade e mentalidades
Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do género humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti”.

John Donne ( Londres, 22.01.1572/ 31.03.1631), In "por quem os sinos dobram" de Ernest Hemmingway



Enviado por Tópico
samanthabeduschi
Publicado: 23/05/2010 16:03  Atualizado: 23/05/2010 16:03
Da casa!
Usuário desde: 09/07/2009
Localidade: Curitiba - Brasil
Mensagens: 426
 Re: Sociedade,prostituição,sexualidade e mentalidades
Quanta verdade no teu texto, quanta verdade (infelizmente)!
Sinto-me assim também: uma estrangeira no meu próprio mundo por ainda valorizar o sentimento e ver o sexo como a manifestação do amor (apesar de ter sido forçada a digerir tanto lixo pseudo-erótico e pornográfico bombardeado pela mídia televisiva desde tão menina).

Parabéns por tão acertada reflexão!

Abraço
Samantha




Enviado por Tópico
RoqueSilveira
Publicado: 23/05/2010 16:17  Atualizado: 23/05/2010 16:17
Membro de honra
Usuário desde: 31/03/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 8112
 Re: Sociedade,prostituição,sexualidade e mentalidades
Hoje estamos no tempo do fast tudo, daí as mazelas físicas, espirituais e sociais.
Vou clicar nos favoritos e pedir a quem ler que o faça a ver se chega onde mais é necessário e até urgente.
Parabéns Alexandra e
Beijo


Enviado por Tópico
HelenDeRose
Publicado: 23/05/2010 19:02  Atualizado: 23/05/2010 19:05
Usuário desde: 06/08/2009
Localidade: Sorocaba - SP - Brasil
Mensagens: 2028
 Re: Sociedade,prostituição,sexualidade e mentalidades
Gostei bastante do seu texto Alexis. Sua visão diante deste assunto é bastante reflexiva para todos nós. O que tenho observado pelas terapias que ando realizando é que os homens gostam de putas e/ou putos e as mulheres gostam de putos e/ou putas. Neste contexto apenas existe a atividade sexual em jogo. O sentimento "amor" não se mistura nessa atividade. Fazer sexo com amor deveria ser o objetivo de todos, mas, na realidade não é assim que tem acontecido. Hoje, estamos num mundo corporativo, o tempo vale ouro e quase ninguém tem tempo em pensar em sentimentos. É assustador? É, mas, estou falando aqui pra você do que vejo na minha realidade, como profissional e terapeuta. A maioria das pessoas, eu diria 99% procuram parceiros que tenham dinheiro e possam financiar uma vida de conforto, nisso inclui mulheres, homens, GLS etc... Tudo gira em torno do dinheiro que isso pode gerar futuramente. A sociedade cobra de cada um de nós status, currículo, posição social e profissional. A prostituição está diretamente ligada aos interesses de cada um, em quem será seu parceiro e por quanto será a troca de serviços. A sexualidade hoje, possue cursos específicos de streep tease, exercícios para glúteos para aumentar o bumbum, cirurgias plásticas para seios volumosos etc. A imagem sexy, de sedução e atração conta pontos até para arrumar emprego, quem dirá para arrumar marido? As mentalidades estão cada vez mais superficiais, e quem ficar de fora dessa linha de mercado, estará ganhando menos, estará lucrando menos e não terá chance nenhuma no mercado de trabalho ou em arrumar um marido rico.

Eu, na minha ignorância romântica, tenho que preparar mulheres e homens para serem os melhores profissionalmente, serem sexys e terem disposição corporal para uma atividade sexual plena. Se acho certo ou errado? É outra questão, o importante é que estou pagando minhas contas no final do mês.

Bjo.

Helen De Rose.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 23/05/2010 21:03  Atualizado: 23/05/2010 21:05
 Re: Sociedade,prostituição,sexualidade e mentalidades
Continuo a dizer: se Deus tivesse criado a humanidade como criou os bonovos (chimpanzés pigmeus), estes problemas deixariam de fazer sentido.
Na verdade, eu preferia ser bonovo: teria e veria menos traumas, princípios morais estúpidos e estupidificantes e anti-natura (só falta chamarem pervertidos aos bonovos, que têm a sociedade mais pacífica do reino animal).
Estudem-nos e imitem-nos... ou culpem Deus por os ter criado!
bjs
nuno


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 23/05/2010 22:18  Atualizado: 23/05/2010 22:18
 Re: Sociedade,prostituição,sexualidade e mentalidades
Estou admirado com aquilo que a menina sabe. Teorizou e bem as relações humanas, sob a perspectiva da sexualidade e dos afectos, meteu as «minhas» putas pelo meio, e o resultado foi um texto longo, erecto, cheio da verticalidade que te faz.
Um dia que a gente se encontre novamente podemos falar sobre este assunto. Por agora não me apetece mais que isto.
beijo




Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 24/05/2010 00:26  Atualizado: 24/05/2010 00:26
 Re: Sociedade,prostituição,sexualidade e mentalidades
assiste-se nas sociedades modernas ao produto final de linhas de montagem de novas mentalidades em série. o importante é vender o produto. os recursos são apontados para a imagem e sua promoção. a juventude é desde cedo moldada para esta suposta filosofia. defende-se afincadamente uma politica democrática sendo os democratas escolhidos pela imagem que vendem ao povo. defende-se a liberdade de termos um número de série a todo o custo, suprimindo regra após regra porque esses são sinais repressivos. o sexo está bem cotado neste mercado porque lhe eram impostas demasiadas regras, mas quando se apara o que parece estar em demasia há sempre mais um acerto e mais outro e, com isto, a linha que delimita a moral fica mais elástica. nesta obstinação não se apercebem que todo o elástico tem um limite, que ultrapassado parte. quando partir teremos a puta velha da repressão a foder estes e os outros: os que assistem na solidão.



Enviado por Tópico
miriade
Publicado: 24/05/2010 02:29  Atualizado: 24/05/2010 02:29
Colaborador
Usuário desde: 28/01/2009
Localidade: Brasil
Mensagens: 2171
 Re: Sociedade,prostituição,sexualidade e mentalidades
Olá poetisa,
Um texto muito pertinente e reflexivo, pouco mudamos em nossa bagagem ancestral, obviamente alguns fatores, mas o conteúdo continua o mesmo. O domínio é macho por natureza, tem uma visão programada e limitada indiferente a qualquer tipo de evolução.
Somos parte de um mercado de relacionamentos, o homem provedor, a mulher em seu poder a manipular o mundo dos negócios com sua necessidade de beleza e atração buscando reconhecimento e a bem seu homem satisfazer. Sexo, de complemento de amor, passou a ser pura banalização comercial, isso inclui a mais antiga profissão do mundo por necessidade ou a mais nova profissão também por necessidade mesmo que diferente, porque nesses cérebros tem um lugarzinho que se chama “sala do nada”. A ilusão politicamente correta é afirmar que hoje as mulheres querem do sexo a mesma coisa que os homens, mera obsessão que até mesmo elas acreditam então o sexo virou casual e banal e a solidão é ferramenta para fugir desses relacionamentos sem futuro e aprendizado.
Não existe falso moralismo em querer que o mundo evolua a passos que possamos seguir com os olhos. Gostei muito de seu texto faz pensar.

Beijos , Lu


Enviado por Tópico
saozinha
Publicado: 24/05/2010 11:51  Atualizado: 24/05/2010 11:51
Colaborador
Usuário desde: 09/08/2008
Localidade:
Mensagens: 1604
 Re: Sociedade,prostituição,sexualidade e mentalidades
Alexis.

São este temas que valem a pena ser abordados e discutidos.

Gostei muito e concordo em muitos aspectos com a tua visão das coisas.

Um beijo.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 24/05/2010 15:03  Atualizado: 18/06/2010 19:46
 Re: Sociedade,prostituição,sexualidade e mentalidades
Nesse caso também sou porque posso não ser mulher mas as vezes oiço cada coisa, essas pessoas que falam mal da prostituição e mulheres da vida é velos em fila para serem atendidos.

Não vou dizer que sou santo não sou santo

"Prostituição sempre existiu e para mim era como que uma consequência"

Mas imagina aquelas pessoas que são olhadas de lado e nem amor tem onde recorrem, dizendo isto não quero tirar a força do teu texto.

"E no entanto...parece haver sobretudo uma profunda solidão que se procura manter a todo o custo"

Concordo contigo só que não entendo porque, aquelas pessoas que dizem que estão bem sozinhas eu não acredito, isto só eu a pensar.

Normalmente essas pessoas são as que cometem + suicídios.

Gostei do texto deu que pensar.

Bjs


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 24/05/2010 15:06  Atualizado: 24/05/2010 15:06
 Re: Sociedade,prostituição,sexualidade e mentalidades
"pari este texto o que talvez faça de mim uma puta"

Não não não eu acho que este texto e de alguem consiente do mundo em que vive se houvessem pessoas a pensar como tu isto talvez mudasse, se houvesse amor nesta sociedade nao teriamos de recorrer a prostituição.
O amor as vezes vai de ferias.
Bjs
Adoro-te


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 24/05/2010 16:58  Atualizado: 24/05/2010 16:58
 Re: Sociedade,prostituição,sexualidade e mentalidades
Eis um texto reflexivo, muito bom. Penso que na verdade o ser humano é por natureza solitário, nasce, morre e convive com seus pensamentos absolutamente sozinho, compartilhar é uma opção. Prostituição, sexualidade bem ou mal sucedida, libertação etc... não seriam apenas formas de tentarmos compartilhar? E no final....solidão!


Enviado por Tópico
luciusantonius
Publicado: 27/05/2010 00:11  Atualizado: 27/05/2010 00:11
Colaborador
Usuário desde: 01/09/2008
Localidade:
Mensagens: 669
 Re: Sociedade,prostituição,sexualidade e mentalidades
Não consuma tempo a comentar-me. Só mais duas palavras: este texto é uma torrente de água que refresca. O tema abordado tem toda a oportunidade e não tem que estar sujeito a falsas leituras, mas à transparente leitura de uma sociedade em cujo futuro ainda acredito, mas que tem caminho para andar. Há ainda e haverá visões antagónicas sobre esta magna questão. Como em tudo, cada vez mais acredito no equilíbrio como objectivo final.
Felicito-a pela sua coragem e verticalidade das suas posições.

Um abraço
antonius

Enviado por Tópico
umero
Publicado: 03/06/2010 15:31  Atualizado: 03/06/2010 15:31
Da casa!
Usuário desde: 19/04/2010
Localidade: São José dos Campos-SP
Mensagens: 385
 Re: Sociedade,prostituição,sexualidade e mentalidades
A depender do contexto, considero "puta" um elogio.





(Parabéns pelo seu texto. Li uns pedaços e gostei dos discernimentos que empreende.)