Prefiro à pedra atirada e a graça da vida.
Viver é correr contra o tempo e descobrir na existência, o sempre lançar-me, as correntes do mar.
Diana Balis
A Pedra Dos Namorados
* Por Marcelo Cardoso
* Publicado 17/12/2007
* Sociedade e Cultura
* Avaliação: Sem avaliações
A Pedra dos Namorados
Uma das características de Paquetá é o achado frequente, na sua orla, das pitorescas pedras que conferem um colorido todo especial ao quadro paisagístico das suas praias.
Grandes ou pequenas, todas elas apresentam uma característica comum, qual seja a de serem arredondadas.
São os "boulders" ou "matacões", dos quais alguns são verdadeiros símbolos de Paquetá, quer pela sua importância no cenário folclórico regional, quer pela riqueza que emprestam às nossas Lendas.
É o caso, por exemplo, da Pedra dos Namorados, que fica na Praia José Bonifácio, no extremo oposto ao do Parque Darque de Matos e bem em frente da Ilha de Brocoió.
Ela é uma pedra singular, linda e solitária ... Descalça na baixa das marés e pisando em águas sempre mansas, durante a preamar ...
Coberta por seixos e pedrinhas, ela confessa assim o seu romantismo, pois que a sua lenda nos diz que a namorada ou namorado que vier à Paquetá e, logo na primeira tentativa, conseguir jogar uma pedrinha sôbre a Pedra dos Namorados de modo que ela não role e caia no mar, ganhará com isso muita sorte no amor, vindo a casar-se e ser muito feliz com o seu companheiro ou companheira.
Podem ser feitas até três tentativas e a grande quantidade de seixos e de pedrinhas sôbre a Pedra dos Namorados é uma prova da felicidade dos muitos amantes que já passaram por ali ...