NO REINO DE BACO
Saboreia a delícia e doçura
No render da prova
Acentua o paladar de candura
Na juventude da vinha nova.
Néctar de lágrima decantada
Maravilha de colheita seleccionada
Afinado, pleno ou capitoso
Com grau e aroma delicioso.
Tranquilo ou fortificado elegante e natural
Meio-doce ou meio-seco, licoroso ou adamado
Encorpado, doce, macio ou frutado
Minho, Douro, Alentejo, Ribatejo, mas Nacional.
Tinto; bastardo, alvarelhão, touriga ou trincadeira
Branco; encruzado, malvasia, bical ou uva-de-cão
È bom, saboreado, bebido bem acompanhado
Mas tenham atenção, bebam com moderação.
Animarolim . 2010-03-20
__________________________________________________
Breve Glossário
Afinado: Termo usado para caracterizar um vinho cujos processos de acabamento e envelhecimento se processaram de forma harmoniosa, o que lhe permitirá atingir a plenitude.
Aroma: Conjunto de sensações olfactivas produzidas pelas substâncias presentes no vinho., (percebido normalmente pela via nasal) o aroma também nos chega pela via retro nasal, isto é, quando o vinho se encontra na boca.
Capitoso: Termo usado para designar um vinho com elevado grau alcoólico.
Colheita seleccionada: Designação prevista na legislação e que apenas pode ser atribuída a vinhos VQPRD e vinhos com indicação geográfica que apresentem características organolépticas destacadas e um teor alcoólico igual ou superior (1% em vol.º) ao limite mínimo fixado. O uso desta designação obriga à indicação do ano da colheita.
Decantar: Processo pelo qual o vinho é vertido para um recipiente próprio (decantador) com o objectivo de separar sedimentos que se depositam no fundo da garrafa. Esta operação permite também deixar o vinho “respirar”.
Elegante: Designação usada para identificar um vinho distinto, harmonioso na cor e no aroma, equilibrado no gosta e delicado.
Natural: diz-se de um vinho que não foi adulterado e que manifesta os caracteres da vinha, da casta, do ano de colheita, etc. sem adição de produtos ilícitos.
Paladar: Sensação que o vinho produz ao ser degustado, saboreado e bebido. Quando o vinho entra na boca, o provador deve saboreá-lo com a língua, esmagando-o contra o palato e as gengivas, para melhor perceber as suas características estruturais, (corpo, álcool e tanino) para além dos aromas que vão alcançando o nariz por via retro nasal.
Prova: Provador: Termo designado para identificar a pessoa que com os seus sentidos (principalmente a vista, o olfacto e o gosto) analisa um vinho e as suas qualidades organolépticas da forma mais objectiva possível.
Tranquilo; Fortificado: Características dos vinhos com mais ou menos álcool.
Bastardo; Alvarelhão; Touriga; Trincadeira: Castas de uvas (vinho tinto)
Encruzado; Malvasia; Bical; Uva-de-cão: Castas de uvas (vinho Branco)