Por estes dias, muito se tem falado dos radares para o controlo de velocidade instalados em Lisboa e finalmente ao que publicitam a funcionar em pleno, ou seja a facturar.
Digo isto porquê?!
Em primeiro lugar como bom condutor português que sou (…)
Não estão incluídos todos os condutores portugueses que:
• Ainda não causaram acidentes de viação,
• Ainda não foram multados por excesso de velocidade ou mau estacionamento,
• Ou multados por condução sobre o efeito do álcool, não pois eu não consumo bebidas alcoólicas.
(…) também já fui multado por excesso de velocidade.
Não fui caçado por um radar fixo, mas sim por um belo BMW que ia pelo menos á mesma velocidade que eu (no mínimo 170 km/h em plena recta da A2 sentido Norte Sul), no entanto o gozo do condutor do BMW foi maior que o meu, pois eu apreciava com tranquilidade a condução a caminho do meu emprego e fora multado, enquanto o Sr. Agente divertia-se “perseguindo-me” alegremente ao volante da sua bela máquina (sua quer dizer, paga por todos nós) enquanto o Sr. Agente Pendura realizava mais uma de muitas sequelas, que o iriam fazer sacar do livrinho com aquelas famosas folhas de papel químico em triplicado.
Bem mas considerandos á parte e ironias ultrapassadas, vou directo ao assunto.
Quem não conhece o IC 19?
E quem não sabe o que é o Inferno de transitar por tal itinerário?
Até aqui nada de novo.
OK! Alargamento do troço Cacém – Ranholas para 3 vias de rodagem para cada lado, até aqui, também tudo normal.
Agora, e uma vez que também já senti na pele as infracções de transito por mim cometidas e por outros, pergunto:
Porque razão está um veículo automóvel do tipo Break cor cinza, estacionado logo a seguir á saída N12 (acesso a Algueirão) já no troço final do IC 19, no sentido Lisboa – Sintra, que apesar de também estar a ser alvo do dito alargamento, coincide com uma recta de boa visibilidade, que raramente está congestionada?
(Salvo em hora de ponta, mas nesse caso não está lá parqueado o dito veículo).
Para mim, e depois de muito pensar no assunto, uns longos dois segundos, encontrei a resposta: Caça á multa, ou por outras palavras roubo descarado.
Sim, eu sei que existe sinalização vertical que indica o limite de velocidade 60 km/h, mas e o argumento da prevenção de modo visível e dissuasor?
Tem piada, “podemos” ser quase esmagados pelo carro que vem coladinho ao nosso na fatídica curva do Cacém, vemos passar constantemente viaturas a velocidades superiores às permitidas nas auto-estradas na recta dos comandos (Amadora) na curva e na recta logo a seguir á saída do Palácio de Queluz, até corremos o risco de sermos cuspidos para fora da estrada entre os apertados separadores de Paiões até a Rio de Mouro, mas, … aí não, aí não está o radar.
Ironia depois da tempestade vem a bonança, depois da guerra civil em praticamente todo o IC 19 vem o radar, brilhante, não acha?
…e radares para todos.
Manuel Rodrigues