Sobre "Ensaios de Ficção", de Renata Pereira Correia |
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Sobre "Ensaios de Ficção", de Renata Pereira Correia
(Publicado a 22.11.2013, em www.euxz.blogspot.com) Quando o músico grego Vangelis compôs a banda sonora para o filme de 1982, de Ridley Scott, “Blade Runner” extraiu uma frase desse filme que considero capaz de definir o livro que aqui se apresenta. Holden, interpretado por Morgan Paull, diz algo que em português significa sensivelmente o seguinte: “é um teste desenvolvido para provocar uma resposta emocional”.(1) Se repararmos no título, de facto ensaiar é testar, é pôr à prova, é verificar a possibilidade de algo ocorrer. No fundo, é limar as arestas para que algo aconteça de uma forma pré-concebida, pré-idealizada. Mas aquilo que se testa aqui, ou que se ajusta, é a ficção, o mesmo é dizer de que se trata da outra face da realidade. Há portanto, pela autora, a necessidade de, por palavras, desenvolver uma série de experimentações com o intuito de criar a condição ficcional. No entanto, quanto mais se afasta do eu ao encontro do outro, mais o outro do eu se aproxima. Como se estes ensaios nos trouxessem a impossibilidade do afastamento da autora, ela mesma, da sua própria escrita. Renata Pereira Correia é a matriz essencial do que cada palavra respira. O eu vai-se tornando cada vez mais nítido, confirmando o título, mas pela negação. E a questão que se coloca é basicamente a seguinte: a percepção da ficção pela máscara, isto é, o outro, o eu-outro que enfrenta o mundo, é ponto de partida?, ou será o eu aquele que consagra a matéria para a criação ulterior dessa mesma percepção? Em síntese: o que distingue o eu que sou do eu-outro e do eu que afirma escrevendo no próprio instante da génese da escrita? Renata Pereira Correia diz-nos isto: “para quê julgar o visível, se é no invisível que se encontra toda a essência”(2) ou seja: por detrás do ficcional, o real e é nele que se deve investir, mesmo quando esse real não é mais do que a nossa forma de interpretar o real, uma ficção. Por outras palavras, há que procurar a ideia essencial que se oculta por detrás da aparência com que explicamos o mundo isto porque é aí, nessa demanda que, como refere a autora: “No início desta alvorada, começa-se um novo percurso, colhe-se frutos.”(3) E aqui, neste pequeno exemplo, repare-se que a autora nos confere a ideia de génese, de ponto de partida por quatro vezes (início, alvorada, começa-se e novo) para que se possa possuir o objectivo, isto é: colher o fruto. Trata-se portanto numa espécie de acto de escultura em que o outro se vai diluindo no eu através da sua própria subtracção, retirando quase diria pó a pó para chegar-se ao ponto mais radical, afirmando: “A busca é o sonho A procura é o delírio” (4) Mas o mundo existe, estamos no mundo, é algo que os sentidos nos valida a cada instante. Renata Pereira Correia dele não se dissocia, antes pelo contrário: interpela, interage, valoriza o que sente ser mais relevante, insurge-se contra a indiferença, mas sempre com um, como menciona a cantiga de Sérgio Godinho: “brilhozinho nos olhos”.(5) Sobre estes últimos tópicos, leia-se no poema: “Ninguém vive só”, o seguinte: “As águas do infinito oceano correm juntas As lágrimas rolam acompanhadas A amizade não tem necessidade de grandes discursos Somente os nossos actos bastam para provar o quanto ela é importante”(6) Em resumo, apesar da indiferença e do individualismo, quantas vezes exacerbados, marcarem cada vez mais a agenda do dia, espero que se mantenha sempre essa esperança, o sonho de que é possível mudar o que nos rodeia, mesmo que, somente, seja em ensaios mesmo que num plano meramente ficcional. NOTAS: (1) in "Interrogation of Leon". http://www.devo.com/bladerunner/sector/2/interrogation.html (último acesso a 20.10.2013) (2) CORREIA, Renata Pereira - "Ensaios de Ficção". Temas Originais. Coimbra. P. 22 (3) CORREIA, Renata Pereira - Ob. Cit.. P. 37 (4) CORREIA, Renata Pereira - Ob. Cit.. P. 16 (5) GODINHO, Sérgio - in "Lirycs.Time". http://www.lyricstime.com/s-rgio-godi ... nho-nos-olhos-lyrics.html (último acesso a 20.10.2013) (6) CORREIA, Renata Pereira - Ob. Cit.. P. 27
Criado em: 26/11/2013 8:37
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