Acordar o LP
Administrador
Membro desde:
2/10/2021 14:11
Mensagens: 488
.
Um fórum na Internet habitualmente tem objetivos práticos, em que se procura ajuda ou resposta a alguma questão.

No Luso-Poemas, os objetivos são outros.

Este é um espaço, em primeiro lugar, de liberdade. Escreve quem quer, como quer, com mais ou menos talento, com mais ou menos frequência, comentando e respondendo ao ritmo que entender ser o seu. Desde que se respeitem as regras, tudo é válido.

Em segundo lugar, é um espaço de generosidade. Cada palavra colocada aqui é uma dádiva aos outros. Se alguém escolhe publicar aqui é apenas porque sabe que os seus textos serão lidos e que poderão emocionar uma pessoa do outro lado, quer ela se manifeste quer não.

A meu ver, cabe à Administração estimular e gerir o espaço LP sem interferir nestes dois valores essenciais. E é isso que tem sido feito, dentro das limitações que a vida pessoal e profissional coloca a quem se dedica pro bono a esta causa.

Tenho a certeza de que haverá sempre disponibilidade para escutar e apoiar iniciativas propostas pelos nossos utilizadores, portanto, estejam à vontade para fazerem todas as críticas construtivas que entenderem.

Em meu nome pessoal, agradeço a vossa ajuda e preocupação com o Luso.

Criado em: 4/9 13:22
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Acordar o LP
Administrador
Membro desde:
22/11/2018 17:04
De RIO - Brasil
Mensagens: 2106
Você, Benjamim, um dos poucos que gue disponibiliza-se fazer do Luso vivaz. Gratidão!

Criado em: 4/9 14:49
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Acordar o LP
Membro de honra
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
Mensagens: 3232
Houve um retrocesso nas dinâmicas do Luso-Poemas, mas não por falta de vontade da administração, como diz o Pó, e bem, cada um tem a sua vida, as suas prioridades. O que se passa aqui, actualmente, que já não é novo e tem sido criticado por diversas vezes, é o "encosto" de alguns escritores ao comentário fácil e à leitura desatenta ou até mesmo desinteressada, voltamos (parece cíclico) ao comentário bonito (lambe-botas) e, consequentemente à perda de elementos base deste canto de escrita. O Luso-Poemas está a perder qualidade por desinteresse.
Esta que já foi a melhor casa de escrita criativa do espaço lusófono é, presentemente, uma sombra do passado.
Tem pouca inovação artística porque se tornou demasiado frequente reeditar o que foi escrito há anos, por vezes décadas, na tentativa de um texto muito comentado ser ainda mais comentado (já fiz isso propositadamente e resulta).
Os eventos são pouco visitados e participados porque grande parte não os vê como uma evolução e querem, estupidamente, prémios e galardões.
Antes existiam dois eventos que dinamizavam realmente este espaço, os encontros (Braga, Anadia, Évora, Montemor, Lisboa...) e o Luso do mês que, agora e muito bem, vê o seu upgrade no CCV.
E agora o que temos? Demasiados narizes empinados, demasiada gente boa a sair outra vez, demasiado silêncio.

É apenas uma opinião

Criado em: 4/9 17:48
_________________
A Poesia é o Bálsamo Harmonioso da Alma
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Acordar o LP
Super Participativo
Membro desde:
7/6 23:27
Mensagens: 134
Eu vim escrever porque penso que é uma delícia imaginar sendo uma evolução e seria um desperdiçar deixar de escrever qualquer forma de refletir e não vou pedir desculpas por ser eu, sem jeito e pouca chance de mudar, mas o que que espero encontrar são pessoas compreensivas e não pessoas que corrigem de forma grosseira.
Agora vamos ao que interessa, essa foi uma introdução importante.
Parece que todos nós temos a mania de generalizar e por isso deseja moldar o outro e isso dá uma sensação de prazer, e com isso é superficial desprezando a individualidade, confesso também ser um prazer ser aceito e para isso uso a moda, tudo bem, é minha escolha.
Penso que ao comentar se recebe um beijinho, o que prefiro dizer colaboração, é bem legal, evidente que em algum momento a resposta vai ser rápida e em alguns casos mal educado, vai depender muito da inteligência da pessoa.
Eu mesmo tenho dificuldade em conversar depois de ser magoada, mas nunca vou dar uma má resposta e vai ajudar a cicatrizar.
Existem dois perfis que sempre brigaram comigo, mas o respeito e a empatia deles é tão grande que leio sorrindo. Abraços

Criado em: Ontem 10:24:16
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Acordar o LP
Administrador
Membro desde:
2/10/2021 14:11
Mensagens: 488
Obrigado pelas achegas, amigos. Opiniões diversas enriquecem a nossa discussão.

A meu ver, o problema não está em haver comentários curtos, em que simplesmente se mostra apreço pelo texto ou pelo autor. Não somos autómatos e naturalmente desenvolvemos sentimentos pelas pessoas que participam neste site. O desejo de mostrar afeto é legítimo, dá prazer a certos autores e não prejudica ninguém, como sugere a MariaMorena.

Isso não quer dizer que não façam falta comentários que se fixem sobretudo no texto e acrescentem algo à sua interpretação. São menos frequentes e seria desejável que fossem mais numerosos, como lembra o Alemtagus. Cabe a cada um de nós fazer um esforço para que cresçam em quantidade e qualidade, acreditando que é uma tarefa que não é natural: desenvolve-se com o tempo e exige mais do leitor, que nem sempre tem a possibilidade de o fazer.

De resto, permitam-me que confesse que não me parece que esta fase do Luso seja tão sombria assim. Quando entrei pela primeira vez no site, em 2009, os textos eram muito menos interessantes do que agora (na minha perspetiva) e os comentários muito mais de "beijinhos e abraços". Houve alturas de grande criatividade e outras em que os talentos estavam mais adormecidos. Nada que não aconteça até aos grandes escritores. Como tudo na vida, há um movimento cíclico que nunca impediu que o site se reinventasse em certos momentos e permanecesse ao longo de todos estes anos.

O Prisaoincolor deu a sugestão de edição de uma publicação, julgo eu que estando a referir-se a um livro físico. Gostava de saber mais detalhes sobre a sua ideia. Não tenho uma opinião muito positiva dessas publicações coletivas, que muitas vezes se limitam a concatenar poemas dos autores pela única razão de que são eles que financiam o livro. Aliás, serão provavelmente esses autores os únicos a comprar e ler a obra, que (desculpem o termo) é uma estucha sem critérios de qualidade, para a qual não há paciência e que não serve de incentivo para a melhoria de seja o que for. Mas admito estar enganado e por isso gostava de ouvir outras opiniões sobre o assunto. Pode haver formas de tornar esta uma ideia interessante, quem sabe.

Que este espaço seja explorado como um brainstorming coletivo, é isso que desejo e proponho.


Criado em: Ontem 14:46:25
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Acordar o LP
Participativo
Membro desde:
27/7 20:57
Mensagens: 41
Sim, foi precisamente isso que sugeri, como ponto de partida.
Se me perguntar se gosto desse tipo de publicações, respondo que não. Já participei em várias, e da experiência só tirei mesmo a colocação da capa de algumas delas nas abas laterais do meu blog. Uma espécie de acrescento ao currículo. Mas insistindo no meu argumento, numa altura em que aqui só há comentários gerados por amiguismos, com textos de qualidade a passarem pelo feed de textos visíveis sem sequer uma manifestação de reconhecimento (é certo que a qualidade é o conceito mais subjetivo da existência humana, mas há situações que se impõem por si próprias), acho que seria um bom ponto de partida.
Entusiasmar as pessoas com esse designio. Para que vir aqui não seja apenas uma procura do comentáriozinho e do like. Faz-me confusão, genuina confusão, haver pessoas que andam aqui desde o início deste projeto, diariamente, só em busca dessa recompensa. Eu já o fiz, já saí, já publiquei, mantenho um blog ativo, e agora voltei nem sei muito bem porquê. Questões da mente humana. É só a minha opinião. Sendo que acrescento que, pelo menos com este nick, penso que já não voltarei a publicar mais aqui.

Criado em: Ontem 14:59:26
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Acordar o LP
Membro de honra
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
Mensagens: 3232
Permita-me. Eu estou aqui para escrever e para ser lido, caso contrário não tornava público o que escrevo, bom ou mau. Estou aqui também porque pretendo melhorar, sendo que espero das leituras, algumas pelo menos, uma interacção, um feedback em forma de comentário crítico. Diz-se que muitos não têm essa capacidade... eu discordo, todos conseguimos ser críticos de uma forma construtiva. Se me disserem que nem todos o pretendem fazer, aí sim, aceito.

Criado em: Ontem 17:13:01
_________________
A Poesia é o Bálsamo Harmonioso da Alma
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados