ARTES QUE VERSAM
Super Participativo
Membro desde:
23/5 2:48
Mensagens: 101
-
-
Este novo Fórum pretende dar espaço aos luso-poetas que gostem de quatro áreas específicas:

• Pintura
• Ilustração ou Desenho
• Escultura
• Fotografia


As imagens selecionadas e aqui colocadas devem ser sempre referenciadas (autor, nome e data da obra, e a fonte se possível – o link e o nome da página consultada poderão servir).

Serão obras que pretendem inspirar os nossos poetas, ou simplesmente dar a conhecer ou partilhar estas áreas das Belas-Artes.

Não poderão colocar obras da V. própria autoria e deve ser colocada apenas 1 obra por cada publicação, ainda que o mesmo autor possa fazer várias publicações conforme Regulamento (Termos e Condições de Uso).

Idealmente, a obra deverá ser comentada pelo luso-poeta que a colocar, ainda que de forma simples. A ideia é apenas conduzir quem vê, e contextualizar.


Dou exemplos a seguir de como deve funcionar o Fórum:



• Pintura

Open in new window


Crookhey Hall (1986) - Leonora Carrington (1917 – 2011)
Surrealismo
Litografia sobre papel (ponto opcional)

Crookhey Hall aparece muitas vezes na obra desta pintora. Local onde nasceu e terá tido uma infância mais difícil.
Apesar de já adulta estar livre das possíveis algemas e levar uma vida (quase) feliz, continuou a pintar o local onde nasceu. Não o esqueceu. Será melhor esquecer ou continuar a lembrar um passado que não se queria?

Já agora, existe um filme chamado “Carrington”, retratando a relação da pintora com Lytton Strachey e o grupo de Bloomsbury (noutro Fórum poderei falar nisto).

NOTA BIBLIOGRÁFICA: Obtido através de Google Inc., em goo.gle/arts_culture, a 02/06/2024

Criado em: 2/6 22:42
_________________
I got that feeling
That bad feeling that you don't know
(Massive Attack)
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: ARTES QUE VERSAM - ILUSTRAÇÃO 1
Super Participativo
Membro desde:
23/5 2:48
Mensagens: 101
-
Raúl Guerra é um ilustrador e pintor espanhol cujas impressões sempre admirei.
“Through my illustrations and paintings I try to explore questions that, somehow, respond to my necessities as an artist.
I'm profoundly inspired by the concept of beauty and Sacral Rites...graphic designer by mind..painter by heart...

Take this journey with me through History, Myth and Romance.”



Aqui, mostro-vos ICARO (2019)

Open in new window


PERGUNTO: O que vos sugere a imagem? Se tivessem de escrever sobre ela, o que diriam? Sairia poema?
Aguardo e agradeço V. comentários, por favor.


NOTA BIBLIOGRÁFICA: Obtido através de Etsy. Raúl (2024) em Raúl Guerra's favorite items - Etsy, a 06/06/2024

Criado em: 6/6 18:34
_________________
I got that feeling
That bad feeling that you don't know
(Massive Attack)
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: ARTES QUE VERSAM - participação
Super Participativo
Membro desde:
23/5 2:48
Mensagens: 101
-
Olá.

E estou à vossa espera. Então? Ninguém se atreve?
Aproveitam e testam o Tutorial de carregamento de imagens

Gostava que a Fotografia e a Escultura fossem iniciados por um de vocês.
Sei que há muitos lusos que gostam destas áreas.

Eu espero.

Beatrix

Criado em: 6/6 18:46
_________________
I got that feeling
That bad feeling that you don't know
(Massive Attack)
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Dança

Membro desde:
6/6/2012 14:51
De Macapá/Amapá - Brasil
Mensagens: 5783
A arte de dançar

A dança é uma forma de arte intensa, apaixonada, sublime e carismática, através da qual o corpo humano expressa, seguindo um plano pré-estabelecido ou através da improvisação, as sensações mais herméticas e ocultas da alma. Desde a antiguidade, a dança, muitas vezes acompanhada de música ou composições sonoras, tem sido parte fundamental dos rituais, que representaram momentos inesquecíveis de agregação coletiva, como cerimônias e festas folclóricas. De fato, esta disciplina esteve muito provavelmente presente em todas as culturas humanas, tanto que, entre as primeiras obras de arte que a retratam, encontramos as pinturas do antigo Egito, da Grécia Antiga, dos Etruscos e dos Romanos. Além disso, esta temática foi investigada pela arte também durante a Idade Média, o Renascimento, o Classicismo do século XVII, o Neoclassicismo, o Impressionismo e a pintura dos anos 90'. (texto extraído do site https://www.artmajeur.com/pt/magazine/ ... a-historia-da-arte/330862)

Open in new window


Criado em: 7/6 15:30
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: ARTES QUE VERSAM - Escultura 1

Membro desde:
6/11/2007 15:11
Mensagens: 2037
Bernini é um senhor do período do barroco que me enche as medidas. Escultor. Também arquitecto.
Foi precoce.
Foi odiado e ousado.
Percebeu como ninguém o dramatismo, o realismo extremo, é assustador o detalhe, a perfeição, digo eu...

É, com Caravaggio, um dos meus artistas favoritos do período, sendo que este, exceto na escrita, é um dos meus períodos favoritos, perdoem-me a redundância...

https://www.google.com/search?sca_esv= ... 54BNbRGuulMM&vssid=mosaic

Este Beata Ludovica Albertoni é muito sugestivo...
Open in new window

Criado em: 7/6 19:29
_________________
Sou fiel ao ardor,
amo esta espécie de verão
que de longe me vem morrer às mãos
e juro que ao fazer da palavra
morada do silêncio
não há outra razão.

Eugénio de Andrade

Saibam que agradeço todos os comentários.
Por regra, não respondo.
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: ARTES QUE VERSAM - Fotografia 1
Super Participativo
Membro desde:
23/5 2:48
Mensagens: 101
Olá.

Para os nossos amigos brasileiros, um dos mais famosos fotógrafos do mundo, brasileiro pois claro: SEBASTIÃO SALGADO.

Um homem que nos mostrou a Amazónia, publicou imensos livros, ganhou inúmeros prémios. Enfim! Um homem da fotografia, claramente.

É ver, minha gente boa.

Open in new window


Esta foto é tirada do livro "Memórias".

"Quando chegou à Serra Pelada, no Pará, e desceu à mina, foi recebido com hostilidade pelos que, cobertos de lama e terra, se assemelhavam a figuras de barro lavradas pelo Aleijadinho.
Enquanto descia a 70 m de profundidade, 50.000 homens encaravam-no de forma ameaçadora, julgando ser um espião a soldo, que vinha apropriar-se da preciosa terra e expulsá-los dali. A lentidão do tempo encarregar-se-ia de desfazer o equívoco, a ponto de, conquistada a familiaridade dos garimpeiros, ter ficado a saber que, entre aqueles machos rudes que escavavam a lama na febre do ouro, se encontravam uma comunidade gay e até transsexuais. A dado passo, um mineiro, com o corpo coberto de cicatrizes de navalhadas, confessa-lhe que, se a sorte o bafejasse, utilizaria a fortuna para concretizar o sonho da sua vida: viajar até Paris para aí implantar peitos de silicone de primeira qualidade, os melhores, os mais belos de todos." (Observador, 2014; https://observador.pt/especiais/e-fim- ... ias-de-sebastiao-salgado/)


Outro livro de grande envergadura, que dizem ser o seu último: o GÉNESIS, publicado pela Taschen.


Open in new window



Completamente arrebatador. Não dá para escolher só uma foto.

Nota Bibliográfica: São Paulo (2013). Disponível em: https://g1.globo.com/sao-paulo/noticia ... s-do-projeto-genesis.html




Criado em: 20/6 0:30
_________________
I got that feeling
That bad feeling that you don't know
(Massive Attack)
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados