Nota de Leitura "Ser Poeta", de António MR Martins (excerto da apresentação) |
||
---|---|---|
Membro de honra
Membro desde:
17/7/2008 21:41 Mensagens:
2207
|
(...) E um livro foi, é e, pelo menos disso sou como muitos, não tenho quaisquer dúvidas, continuará a ser um objecto mágico.
Mágico porque tem a capacidade de nos levar até onde a nossa imaginação permitir. E este livro: “Ser Poeta”, tem como autor António MR Martins. Só hoje o conheci pessoalmente, mas lendo-o, não só nos poemas que enformam este volume, mas pelo sítio Luso Poemas, fui, ao longo do tempo, construindo um possível esboço de uma história de vida. E digo isto porque este livro tem um pulsar distinto, tem vida, mas não uma vida de fingimento, embora seja necessariamente vida outra porque reduzida à escrita. É um volume que nos indicia passos que o seu autor deixou como marcos no seu próprio caminho, no seu caminho concreto. É portanto um livro de valores. Mas entremos na obra. “Ser Poeta” ou a demanda da felicidade. Atribuo a este livro de António MR Martins este subtítulo. Faço-o porque esta é uma das vantagens de quem lê: a de tomar como sua a obra de outrem. Este “Ser poeta”, elaborado sob a égide de Érato, a musa do lirismo, do eu como sujeito, radica exactamente aí, nesse caminhar para um espaço mágico, que se sente, pensa e sabe inalcançável, porque o Homem é, valha-nos isso, imperfeito e insatisfeito, espaço esse a que chamo de felicidade. No entanto, seguindo a lição de Ruberck, que mencionou, e passo a citar, que: “a felicidade não é uma estação de chegada, mas um modo de viajar”; António MR Martins constrói essa sua visão, naturalmente que é assim que o leio, através de duas linhas distintas de acção. Melhor: aparentemente distintas, dado se constituírem como dois afluentes do meu corpo. Por um lado temos acesso a uma poética de pendor amoroso. Mas também aqui o que se lê é a procura da ideia de Amor. Não é a que se convenciona, essa é demasiadamente temporal. O autor vê nessa busca, melhor no que vai edificando para alcançar a ideia pura de Amor, a pedra basilar de uma felicidade íntima, radicada no Ser. Por outro lado, há uma presença social, a intervenção sobre o real. Procura aí, nesse domínio exterior, o chamar de atenção para os excessos. No fundo, dando-nos a conhecer a eminência do precipício que cada homem em si guarda. Sabe que esta sua procura, esta sua acção sobre o exterior, levá-lo-á à ideia essencial do que se pode denominar como bem comum, de algo que sendo exterior a si, é condicionante da sua própria forma de estar, pelo que não agir seria abdicar do seu próprio caminho. Estas duas vertentes: a do ser e a do estar, como antes mencionei não são estanques. Uma e outra comunicam, ambas são essenciais para a construção da ideia de felicidade. E a felicidade, os fragmentos para a felicidade partilham-se. E o poeta fá-lo erguendo os seus poemas, mas sobretudo trazendo os seus poemas para a rua, que é o verdadeiro lugar da poesia. E, para terminar, porque as palavras do poeta valem mais do que as palavras do apresentador, deixo-vos este poema, que se encontra na página 13 deste volume, e que poderia ter como epígrafe a célebre frase de Edgar Alan Poe: “Para se ser feliz até um certo ponto é preciso ter-se sofrido até esse mesmo ponto”. Intitula-se: “Em busca da felicidade” Desencadeada a perturbação no seio da vida a passar... lesto, procuro sem hesitação um novo meio, outro lugar... Ali coloquei meu corpo só, pela demência que não é minha... Não existe ponto sem outro nó nem passo a ter mais do que tinha. Conquistei um sentido diferente, do tido até ao momento... pura, plena e inteira novidade. Senti-me novamente gente... depois de todo o sofrimento envolvi-me com a felicidade!...
Criado em: 17/5/2009 21:52
|
|
Transferir |
Re: Nota de Leitura "Ser Poeta", de António MR Martins (excerto da apresentação) |
||
---|---|---|
sem nome
|
Concordo integralmente, Ser Poeta é um livro que fica na cabeceira da minha cama, para qdo minha alma precisa de palavras mágicas.
Parabéns Xavier, por sua generosidade de mencionar a obra do nosso querido António.
Criado em: 17/5/2009 23:10
|
|
Transferir |
Re: Nota de Leitura "Ser Poeta", de António MR Martins (excerto da apresentação) |
||
---|---|---|
Da casa!
Membro desde:
26/2/2007 19:54 De Belas
|
Concordo!
Abraços aos dois
Criado em: 19/5/2009 11:47
|
|
||
---|---|---|
Membro de honra
Membro desde:
14/5/2008 20:44 De Leiria
|
O António Martins é um Poeta e um amigo
a quem aprendi a estimar e a admirar. Merece esta homenagem e todo o nosso carinho. Bem haja Xavier e para si, António os meus votos sinceros dos maiores êxitos literários. Bj Vóny Ferreira
Criado em: 20/5/2009 11:14
|
|
Transferir |
||
---|---|---|
sem nome
|
Xavier, as suas palavras são fonte de água no seu estado mais cristalino...são uma corrente que passa no meio das nossas palavras...
Parabéns por me ter proporcionado esta leitura O livro do António tem aquele encanto que já conhecemos Bjs Dolores
Criado em: 20/5/2009 13:18
|
|
Transferir |
||
---|---|---|
Membro de honra
Membro desde:
4/10/2006 13:50 De Amadora
|
É, de facto, um livro a não perder!
Belas palavras Xavier!
Criado em: 21/5/2009 9:46
|
|
Transferir |