Preocupação com a escrita! |
||
---|---|---|
Muito Participativo
Membro desde:
20/4/2006 12:56 De Salvador-BA
|
Olá amigos escritores/poetas, venho, encarecidamente, pedir que tenham uma certa preocupação gramatical, não pelo fato de encontrar erros em seus poemas, mas para salvaguarda-los de futuros convites, comentários, etc., que todos estão sujeitos. Sabemos que a gramática portuguesa é complexa e por isso devemos ter cuidados para não tirar o valor de uma boa e bela obra que é a poesia bem encadeada em suas palavras, estrutura e sentimentos.
Quando postamos uma poesia, esquecemos que estamos colocando em uma exposição, onde vários poetas, inclusive renomados, visitam a procura de inspirações como também a critério de convites para antologias, participação de eventos entre tantos outras situações. Isso requer uma certa habilidade do poeta, não somente a emoção de escrever, mas seu nível estrutural na escrita de um poema, isso envolve a gramática! Lembrem-se que as ferramentas do escritor/poeta são gramática e dicionário, sem este é difícil estruturar, caímos no poema emocional, escrito apenas pela vontade, sem a preocupação do que sairá de obra no final! Talvez alguns, ou a maioria, escreva somente por escrever, mas não vamos cometer o erro e postar algo desestruturado, quem escreve quer ser lido e quem lê procura algo! Meus queridos, façamos uma boa e apurada revisão antes de postar e assim estamos garantindo um bom trabalho e uma bela obra poética realçando aos olhos do leitor. Cordiais e poéticos abraços ^^Ludiro^^
Criado em: 29/4/2006 21:41
|
|
Transferir |
Re: Preocupação com a escrita! |
||
---|---|---|
Participativo
Membro desde:
20/8/2008 8:34 De Lisboa
|
Tópico interessante, decerto! Particularmente no que respeita à forma verbal "façamos" inclusa no seu texto... :)
Criado em: 18/9/2008 18:53
|
|
||
---|---|---|
Webmaster
Membro desde:
25/1/2006 21:21 De Bombarral
|
Obrigado, já corrigi
Criado em: 18/9/2008 22:26
|
|
Transferir |
||
---|---|---|
Colaborador
Membro desde:
15/8/2007 15:58 De Alcochete
|
Um tópico muito pertinente e um grande alerta a todos
Um abraço Luis
Criado em: 19/9/2008 15:36
|
|
Transferir |
||
---|---|---|
Membro de honra
Membro desde:
23/7/2006 11:20 De Rio de Janeiro
|
Obrigada pela dica, isso é mesmo importante, por vezes sem tempo e com a vida apressada, apenas postamos sem revisão, vamos servir de exemplo e seguir seu conselho, grande beijo.
Criado em: 19/9/2008 20:11
|
|
||
---|---|---|
Participativo
Membro desde:
30/12/2006 2:22 Mensagens:
47
|
Bem, sinceramente... é uma das coisas que mais me revolta aqui (e em muitos outros sites) de poesia e afins!
Não sou perfeita, também erro... nem sempre tenho grande preocupação com estas questões, mas evito os erros! Não só gramaticais, mas também ortográficos. No entanto, torna-se algo dificil aqui, já que a gramática portuguesa parece variar consoante os países. E parece que partilhamos diversas culturas por aqui... No entanto, acho MESMO que é de louvar essa "achega" aqui! Até porque seguindo as regras gramaticais e ortograficas torna-se mais simples a expressão e acompreensão, a mensagem passa mais facilmente sem tantos equivocos! Talvez nem todos pensem assim, mas esta é a minha opinião... Um beijo, Sónia
Criado em: 22/9/2008 2:53
|
|
Transferir |
||
---|---|---|
sem nome
|
Eu tento, ao menos, me preocupar com a escrita, mas ainda estou a aprender bastante sobre a gramática.
Criado em: 27/9/2008 6:41
|
|
Transferir |
||
---|---|---|
Membro de honra
Membro desde:
10/5/2007 22:42 De Minho
|
Vamos aprender todos discutindo verdadeiramnte este tema. Muitos até vão mudar de opinião e mudar todo um leque de saber dado como adquirido. Arrisquem!...
Força Poetas. Se não formos nós quem será? Tópico a discussão no FORUM: ACORDO ORTOGRÁFICO/AVKD/ESPERANTO http://www.luso-poemas.net/modules/ne ... hp?topic_id=1465&forum=21
Criado em: 6/10/2008 15:18
|
|
O homem antes de ser o ente do ser é o ser do-ente Livros: Quase um Livro: www.rodinha26.blogtok.com Coisas da escrita: www.avkd.blogtok.com Um tratado: www.gov.blogtok.com Projectos Web: Um Portal: ww... |
||
Transferir |
||
---|---|---|
Colaborador
Membro desde:
12/7/2007 21:56 Mensagens:
1988
|
boa noite:
sobre erros gramaticais e ortográficos considero que sejam apenas de mera subjectividade, nunca me preocupei inteiramente com isso,porque simplesmente quando uso este espaço para os meus poemas preocupo-me apenas e so apenas com o conteudo (carga) sentimental e emocional, nao e nunca com as virgulas e suas devidas acentuaçoes...nao o faço!chamem-me preguiçoso ou o raio que vos parta.....tenho esta necessidade de compor frases para depois as desconstruir...(gramaticalmente).tenho uma razao para começar uma frase depois de outra com letra minuscula e sem acentuaçao...porque sou livre de o fazer e porque o quero fazer deste modo e nao de outro...gosto de neologismos! e porque o poema é meu!posso fazer o que bem me apetece. críticas? leio e aceito-as, as que me bem entender! (fiz.me entender?!) em relaçao a pessoas catedráticas e/ou representantes de revistas, editoras...etc,desde que me abordem com total sinceridade e seriedade, estarei concerteza receptivo,flexível, desde que haja acordo de ambas as partes.... -bem que podem editar um poema meu impresso num rolo de papel higiénico e limpar o rabo com ele! ( o rabo é deles)e o poema sobrevive por si só! obrigado
Criado em: 11/11/2008 20:56
|
|
||
---|---|---|
Super Participativo
Membro desde:
4/2/2008 18:32 De odivelas
|
Para quem visita este site e muito mais apresentável e bonito ver um bom poema bem escrito,já que ajuda na sua divulgação.
Criado em: 1/12/2008 12:17
|
|
Transferir |