Procurando por um poema |
||
---|---|---|
Participativo
![]() ![]() Membro desde:
17/4/2010 13:30 De Rio de Janeiro
|
Amigos, dia desses uma amiga minha estava tentando descobrir o nome de um poema que teve numa prova de quarta-série. Infelizmente, não fui de muita ajuda. Venho, então, por meio desse, pedir ajuda aos amigos e colegas aqui do Luso.
Nas palavras da própria: "Lembro só que era do Drummond, o conceito e algumas palavras: Flores penhasco amor coração ferro A idéia era que o tipo de amor (assim como as flores que crescem nos penhascos) é muito difícil de crescer ali mas quando cresce, nada consegue tirar dali." Qualquer ajuda será muito bem-vinda e por demais apreciada.
Criado em: 18/4/2013 19:25
|
|
Re: Procurando por um poema |
||
---|---|---|
sem nome
|
vou procurar mais, mas achei o seguinte texto de drummond:
O jardineiro conversava com as flores e elas se habituaram ao diálogo. Passava manhãs contando coisas a uma cravina ou escutando o que lhe confiava um gerânio. O girassol não ia muito com sua cara, ou porque não fosse homem bonito, ou porque os girassóis são orgulhosos de natureza. Em vão o jardineiro tentava captar-lhe as graças, pois o girassol chegava a voltar-se contra a luz para não ver o rosto que lhe sorria. Era uma situação bastante embaraçosa, que as outras flores não comentavam. Nunca, entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e de renovar-lhe a terra, na devida ocasião. O dono do jardim achou que seu empregado perdia muito tempo parado diante dos canteiros, aparentemente não fazendo coisa alguma. E mandou-o embora, depois de assinar a carteira de trabalho. Depois que o jardineiro saiu, as flores ficaram tristes e censuravam-se porque não tinham induzido o girassol a mudar de atitude. A mais triste de todas era o girassol, que não se conformava com a ausência do homem. "Você o tratava mal, agora está arrependido?" "Não, respondeu, estou triste porque agora não posso tratá-lo mal. É a minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava". aproveito o ensejo pra conhecer mais dele, porque nunca tive muito tino pra drummond até que li o poema do leiteiro. abraço, chapeleiro!
Criado em: 19/4/2013 9:53
|
|
![]() |
Re: Procurando por um poema |
||
---|---|---|
Membro de honra
![]() ![]() Membro desde:
28/9/2011 23:22 De Olinda, Pernambuco
|
mais um, ó só:
Amar Que pode uma criatura senão, entre criaturas, amar? amar e esquecer, amar e malamar, amar, desamar, amar? sempre, e até de olhos vidrados amar? Que pode, pergunto, o ser amoroso, sozinho, em rotação universal, senão rodar também, e amar? amar o que o mar traz à praia, o que ele sepulta, e o que, na brisa marinha, é sal, ou precisão de amor, ou simples ânsia? Amar solenemente as palmas do deserto, o que é entrega ou adoração expectante, e amar o inóspito, o cru, um vaso sem flor, um chão de ferro, e o peito inerte, e a rua vista em sonho, e uma ave de rapina.Este o nosso destino: amor sem conta, distribuído pelas coisas pérfidas ou nulas, doação ilimitada a uma completa ingratidão, e na concha vazia do amor a procura medrosa, paciente, de mais e mais amor. Amar a nossa falta mesma de amor, e na secura nossa amar a água implícita, e o beijo tácito, e a sede infinita.
Criado em: 19/4/2013 12:25
|
|