Comentário a "O cigarro e o fumante" de Srta.M.Diniz |
||
---|---|---|
![]() Membro desde:
6/11/2007 15:11 Mensagens:
2192
|
Este comentário também se encontrará disponível no perfil do utilizador na caixa de comentários do poema.
O poema, na sua íntegra, estará legível após o comentário. Tenho de comentar este poema. O título apresenta-nos os protagonistas. Acredito que a ordem de apresentação se reflita no autor, na importância que as personagens podem ter. Normalmente, o cigarro vem primeiro do que muitas outras coisas, para quem o fuma. No que toca a dependências, não raro, o objecto de vício passa à frente do viciado com muita facilidade. Os toxicodependentes que o digam. Ou os alcoólicos. A segunda estrofe. Dois versos duma dimensão inusitada. Porque fiquei meio perdido na verbo tragar e a esbarrar no verbo trazer. Gostei do travo da ambiguidade. E de como parece estarmos no meio de um diálogo em que o fumante (gosto de fumador mas fumante coloca-me num fumador amante) justifica o hábito com um "posso senti-la em meus lábios" e as imagens surgem... há um certo erotismo. Mas o último verso, áspero, quase bruto, deixa-nos num patamar de desprezo fácil e previsível, com uma rima a meio de verso que lhe dá uma sonoridade singular. Um verso muito escarrado. Escarrado de bom. A fala do cigarro (primeiros dois versos), não são tão convincentes, sendo o primeiro verso uma antítese da força simples dos restantes. Ainda assim, há um lado futurista trágico com o "...cancerígeno..". Os estudos feitos sobre o fumo não enganam e está provado pela comunidade científica, também em doenças cardiovasculares. E outras. Tem um quê de mágico, também. De tradução de introdução na idade adulta. Quantos adolescentes não tentaram mostrar que já não eram crianças por fumarem? Um acto íntimo e ao mesmo tempo social. Mas há amargura no segundo verso. Em todos nós. O cigarro e o fumante Serei teu cancerígeno produto, tão formidável tabaco Entrarei em teus pulmões, para te libertar do teu amargo . Eis que quando te trago, posso senti-la em meus lábios E quando te escarro, você é apenas um cigarro. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=322767 © Luso-Poemas
Criado em: Ontem 18:44:34
|
|
![]() |