Comentário a "Herezia", de Vania Lopez
Super Participativo
Membro desde:
23/5 2:48
Mensagens: 119
"Herezia" de Vania Lopez - Link para o texto original


“Herezia” de Vania Lopez

permita-me despir sua ausência
cortejar sua nudez
bebendo seu vinho…

lançar a irreverência
de minha ausência estar tão perto da tua
que mal possa tocar

em nenhuma lembrança tardia



ANÁLISE Nº 1

Não posso dizer que partilho das opiniões e comentários que os meus excelentes colegas fizeram antes de mim. Próprio de quem lê poemas tão ricos e subjetivos, por vezes, que podem originar interpretações até opostas.

Depois de ler e reler o poema, uma primeira e clara impressão ficou nítida para mim: a negação (tardia); o sentido do nada (despir, nudez); do não (mal possa tocar ou nenhuma lembrança); do vazio (a ausência).
Existe, para mim, uma imagem clara de NADA, mas que não é zero. Podia até ser infinito...

Além disso, e talvez o que me impressiona e sugestiona mais no poema é a espiritualidade ali presente.
No título, ficamos logo avisados de que o se segue é heresia ou Herezia, como o escreve a autora.
O sujeito poético (s.p.) é herege?
Vejamos.
O poema inicia com uma forma muito deferente de se dirigir ao interlocutor, o outro – permita-me. Portanto, este é alguém que, muito provavelmente merece reverência, cuidado, atenção, um poema...
A permissão é para despir a ausência, como se esta estivesse vestida; e uma ausência vestida não deixa de ser uma ausência. Mas cortejar sua nudez requer presença, ainda que não física, e a imaginação daquele(a) que se encontra nu(a).
E aqui eu diria que o s.p. fala de Jesus Cristo na cruz. Ausente com um herege pela frente, e nu, despido. Quando se reza, se venera o Filho, olhámo-lo na cruz, e é sempre assim que está: despido com um pequeno pano apenas para que o cortejar e o rezar sejam atos de amor e/ou fé, e não de cobiça ou luxúria (herezia minha).

bebendo seu vinho... e isto é o que os cristãos fazem na eucaristia: é-lhes dado o corpo e sangue de Deus, mas só se estiverem livres de pecado. O sangue é o vinho e o corpo o pão.
Beber do sangue de Deus, ou do Filho, em pecado, é de um herege que até se atreve a lançar a irreverência de assumir a sua própria ausência, ainda que perto da dele, na Cruz. Será?

E assim mal possa tocar em nenhuma lembrança. O castigo, devido ou não, merecido ou não, preferido ou não... (...) tardia, o s.p. refere-se a um passado ou a um futuro? Se por um lado, a lembrança nos remete para o passado, o tardia lembra-nos o futuro. E é no presente que escreve este nosso s.p.
Abdicando do Céu que Deus promete, de acordo com os atos praticados em vida (as lembranças tardias?).
Temos um herege que assume ser o Inferno o seu destino por Herezia?

Até o z de Herezia, que substitui o s na palavra, me fez lembrar de Nazaré, Jesus de Nasaré (mais um pecado para mim) ou Nazaré.

Parabéns, Vania.
E obrigada pela partilha.

Beatrix

Criado em: 26/6 19:52
_________________
I got that feeling
That bad feeling that you don't know
(Massive Attack)
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Comentário a "Herezia", de Vania Lopez

Membro desde:
6/11/2007 15:11
Mensagens: 2048
Acho uma oportunidade fantástica os vários utilizadores publicarem as suas reflexões no espaço crítico.
Nisto podemos agradecer a Benjamin Pó a ideia, e vários contributos seus.
Tudo aquilo que se possa acrescentar a um comentário, ou à iniciativa inicial de comentar um poema, é positivo, enriquece a reflexão.
Vozes concordantes, vozes discordantes...
Ou visões completamente inesperadas.
Esta, que a Beatrix nos traz, é assim.

A ligação dos versos, das metáforas, ao elemento espiritual é de excepção.
Um verdadeiro abre-olhos.
E se, segundo a alguns, como li ao Silva Santos recentemente, o poema é enigma, interpretação, é saudável ver esta.


Criado em: 27/6 7:25
_________________
Sou fiel ao ardor,
amo esta espécie de verão
que de longe me vem morrer às mãos
e juro que ao fazer da palavra
morada do silêncio
não há outra razão.

Eugénio de Andrade

Saibam que agradeço todos os comentários.
Por regra, não respondo.
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Comentário a "Herezia", de Vania Lopez
Administrador
Membro desde:
2/10/2021 14:11
Mensagens: 477
Obviamente, concordo com tudo o que disse o Rogério.
Este espaço constituiu-se como um lugar que complementa os comentários feitos aos poemas na página de cada utilizador.

Uns mais curtos, outros mais longos, todos estes textos têm o mesmo objetivo: lançar luz sobre os poemas, não para os compreender (a poesia não é redutível à compreensão racional), mas para fazer brilhar os aspetos que, por estarem na penumbra dos versos, passam despercebidos.

Fico feliz com a presença da Beatrix em mais este projeto, ela que tem sido uma colaboradora assídua e cheia de entusiasmo em diversos espaços deste site. Aliás, é ótimo ver numerada a análise, dando a entender que se prepara para mais.
Que venham muitas e tão interessantes como esta.

Abraços para os dois!

Criado em: 27/6 13:07
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Comentário a "Herezia", de Vania Lopez
Participativo
Membro desde:
26/5 12:30
Mensagens: 18
SaLvé

"Herezia" seja feita.

Cada um com a sua e cada qual igual a si mesmo. Sem He /a/zia só posso salutar este espaço.



PedroL

Criado em: 27/6 17:57
_________________
Pedro Lobo
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Comentário a "Herezia", de Vania Lopez
Membro de honra
Membro desde:
25/1/2009 12:13
De Pouso Alegre - MG
Mensagens: 18355
Que olhar visceral. Rasgou as linhas da poesia. Diagonou o espelho. Sou um pincel de agradecimentos. Aos colegas, que deixaram por aqui esse olhar que demora. Grata sempre. Bjs

Criado em: Ontem 0:42:21
_________________
Devo confessar que sou o contrário, meus passos seguem em contrário.
Sou uma pessoa inquieta, vou onde meu vento me leva. Artista Plástica e escritora, as vezes sem saber se pintoraqueescreve ou escritoraquepinta...
Procuro por algo, mas a intenção n...
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados