Comentário a “Desejo”, de gillesdeferre |
||
---|---|---|
Colaborador
![]() ![]() Membro desde:
23/5/2024 2:48 Mensagens:
599
|
"Desejo", de gillesdeferre - Link para o texto original
Desejo os teus seios lúcidos e cheios os teus seios impertinentes esses seios que beijaria, sôfrego, um dia não fosse ter de regressar a casa onde me proíbo num ímpeto inato de pecado e de cruz numa voz que me impede a nudez ANÁLISE Nº 3 O desejo do título deixa-nos curiosos sobre o tipo de desejo que o sujeito poético (s.p.) quer falar. Lendo o poema, vemos que o desejo é carregado de sensualidade e, em simultâneo, de proibição, timidez (?) e uma inibição próxima do pecado. Mas vejamos por partes. Os três primeiros versos falam de uns seios “cheios”, “impertinentes” que o s.p. anseia, ardentemente, beijar. Poderíamos dizer só que é o desejo do título; no entanto, a referência repetida (três vezes) aos seios pode também ser vista como uma ânsia maternal, um desejo em que a figura materna se materializa nos seios “lúcidos”. Porquê lúcidos? Esta alusão e os três primeiros versos lembram uma Madona longe da de Rafael e próxima da de Edvard Munch. Seriam os seios de uma Virgem Maria que o s.p. “beijaria, sôfrego, um dia”? Ou da mulher desejada? não fosse ter de regressar a casa onde me proíbo beijaria, não fosse a proibição auto infligida na sua própria casa, num ímpeto inato de pecado e de cruz “inata” e impetuosa de pecado e de cruz; isto é, os seios que se imaginaram antes são proibidos, são pecado, são a cruz. Ao mencionar a cruz, o s.p. diz-nos que o pecado é sério, não é um qualquer. E lembramo-nos, de novo, da Madona. É preciso penitência! numa voz que me impede a nudez Além disso, é a sua própria voz que o impede de concretizar o desejo do título. E é essa voz que impede a sua nudez. Ouve-se a si próprio. Imediatamente, nos surge a imagem de Jesus Cristo na cruz, nu. Será que o s.p. se vê como um mártir? E assim a imagem dos seios da Madona fariam sentido. Mas e se este é apenas um desejo sexual “normal”, reprimido por uma qualquer razão? Ficamos com a dúvida. Mérito do poeta! Beatrix Blue
Criado em: Hoje 15:29:26
|
|