Comentário a "primavera de um dia" de Gillesdeferre |
||
---|---|---|
![]() Membro desde:
6/11/2007 15:11 Mensagens:
2234
|
Este comentário também se encontrará disponível no perfil do utilizador na caixa de comentários do poema.
O poema, na sua íntegra, estará legível após o comentário. O título deixou-me um pouco perplexo. De certa forma submetia-me a duas possibilidades: 1. a fugacidade dos acontecimentos, ou das coisas que nos agradam, uma vez que a primavera tem geralmente 90 dias. 2. os adventos fora de sítio, e lembrei-me do verão de S. Martinho, do qual esta "primavera de um dia" seria uma versão. Estruturalmente este poema tem duas estrofes. Uma quadra e um terceto. A quadra tem a métrica em crescendo de verso para verso. O poema, na sua aparência, vai crescendo. O terceto, passa por uma certa simetria, sendo que o segundo verso tem apenas duas palavras. Duas estrofes bem diferentes. Na primeira quadra começamos a ler uma antítese suave: afinal, há pouca mansidão na corrida, na minha opinião. A passagem do tempo é a primeira constatação que nos é colocada. A seguir é-nos servida uma redundância subtil: "...parece disfarçada...". Gosto muito dos dois versos que fecham a quadra. Voltamos ao disfarce com o fingimento. Talvez esteja a ignorar a metáfora do poeta. Seremos todos os que arrogamos a escrever, demónios? O terceto é uma afirmação de esperança que me agrada. A "...manhã sem sinónimos..." é também uma bela metáfora, que, para mim, declara claridade, verdadeira, que não carece de tradução. Resumindo, a primavera não dura sempre, essa jovialidade, renascimento, fim das agruras do inverno. E se for apenas por um dia, bem, é melhor do que nada... primavera de um dia os dias correm mansos numa primavera que parece disfarçada simulando as aprazíveis manhãs de pássaros madrugadores capturados pelo demónio transparente de umas asas fingidas. louvo a primavera que há de vir de novo em manhãs sem sinónimos Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=377530 © Luso-Poemas
Criado em: 8/4 21:50
|
|
![]() |