Comentário a "Azul para iniciantes", de Vânia Lopez |
||
---|---|---|
![]() Membro desde:
6/11/2007 15:11 Mensagens:
2215
|
Este comentário também se encontrará disponível no perfil do utilizador na caixa de comentários do poema.
O poema, na sua íntegra, estará legível após o comentário. Parece um poema próprio de quem pinta dando uma aula de poesia. O título está muito bem conseguido. Tem toda a imagem de alguém que procura transmitir um ensinamento valioso. Ou de alguém que tem de o receber. No segundo caso, é uma lição de humildade. Iniciar-se em alguma coisa tem dois objetivos possíveis: ou concluir, ou ficar a meio. No primeiro estamos perante um mestre que conhece os vários momentos da aprendizagem, pois já passou por eles, e sabe que o que está a transmitir não é um conteúdo para aprendizes mais avançados. Mas, para quem começa. Mas começar o quê? Um adjetivo. Azul é uma cor primária. Ou talvez seja o ciano, mas para os que nem começaram é azul e pronto. Ser azul, por exemplo, para os anglo-saxónicos, é ser, ou estar triste. Pode ser também representativo de imensidão. Como o encontramos num céu de verão, ou nos oceanos. É, por isso, o Azul, uma metáfora rica de significados. Ou terá pelo menos estes dois. Para quem pinta, é uma forma de chegar ao verde, ao roxo, ao castanho, a tantas tonalidades que não caberiam num livro. Fugindo ao título,... a segunda estrofe é uma beleza: você em sânscrito foste verbo que entendi do mesmo jeito que imagino o céu com manchas de tinta no pincel (vou até achar o erro de concordância como preciosismo do autor, a quem tenho enormíssimas dificuldades em achar erros deste tipo) O poema é fechado em chave de ouro. Há uma riqueza vocabular imensa, uma capacidade gigante de criar imagens inusitadas e agradáveis para o leitor. Este, ao contrários de outros da autora, deixou-me bem leve... Azul para iniciantes de manhã janelas entreabertas flores sonolentas parecia um esboço de paz você em sânscrito foste verbo que entendi do mesmo jeito que imagino o céu com manchas de tinta no pincel tão bíblico como você e eu como nossas besteiras arrastadas no tempo… os rádios anunciavam um paraíso para iniciantes Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=377444 © Luso-Poemas
Criado em: Ontem 8:04:34
|
|
![]() |
Re: Comentário a "Azul para iniciantes", de Vanda Lopez |
||
---|---|---|
Membro de honra
![]() ![]() Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
"Vanda" ou "Vânia"? Confundes-me.