Comentário a "Sem efeito", de gillesdeferre |
||
---|---|---|
Membro desde:
6/11/2007 15:11 Mensagens:
2155
|
Este comentário também se encontrará disponível no perfil do utilizador na caixa de comentários do poema.
O poema, na sua íntegra, estará legível após o comentário. Parto para este comentário com a impressão de que é para não se fazer. É o que de certo modo nos diz o título, que intriga desde o primeiro instante. No instante a seguir, tenho, novamente, a impressão de não ter a certeza se devo começar a leitura do princípio para o fim, ou vice-versa. Ou do meio em qualquer das direções. Desde então apercebo-me que há qualidade, pois não há superioridade nem inferioridade em qualquer dos versos. Arrisco-me a dizer, em qualquer das palavras. Uma estrofe de oito versos, acho que dá para classificá-lo como uma esparsa, sem rima. "Sem efeito". O título tem uma aliteração de Es, e é uma negativa que é uma anulação de quase tudo. Apenas não se anulará, se o corpo do texto for, ele mesmo, uma nulidade. Como na gramática se diz, duma dupla negação ser uma afirmação. Uma anulação de quê, neste caso? Na presença do “desamor”. É elegante, a inversa do amor usar a palavra como sufixo. Por outro lado, há a anulação duma palavra que pudesse ser sinónimo dessa inversa. Falamos do ódio? Da indiferença? Da amizade? Da paixão? Este poema conquista-nos cedo. Logo no primeiro verso. O mistério, que suscita a “...bruma...” (qualquer uma), vem adjetivado com um superlativo imponente: que território é maior do que um império? Depois o sujeito poético apresenta um capricho, no quinto. “...escrevo à condição...” mas, como o escrito está feito, e estamos a ler, a condição deve ter sido satisfeita. Ou não? A dita bruma, depois, como qualquer névoa que se digne, ainda mais com tal tamanho, "...ocupou todo o..." "...ser..." do sujeito poético, toda a existência, toda a vontade, todas as posses, todos os sentires, todos os sentimento. Mas, destes apenas dois, são destacados dois impedimentos, em versos distintos. No primeiro caso “...o coração de ver...” e no segundo “...os olhos de amar...” havendo um génio, comedido, da inversão dos papéis no órgão em relação à sua função. Embora o coração amar seja discutível, para os devidos efeitos (apesar do “Sem efeito” do título), há um teor romântico e poético em que é aceitável, ou ainda, exigido. Voltando ao capricho, do que se trata? Da vontade do sujeito poético em ver o escrito apagado, no caso do desamor ser o mote. Mas o brilhantismo continua, simplificando e complicando o que acabei de definir numa frase. No uso do “...gastas...” e “...consumidas...” na mesma ideia, tendo sentidos simétricos. No “...apagarem as palavras...” colocando outra(s) personagem(ns), que não o sujeito poético, na narrativa. Insinuando o uso de ferramentas nessa execução (que apagador será?). No imediatismo do “...logo que...”. Do “...desamor” já falei. Resta-me lembrar que o título passaria a ser "Com efeito" com a substituição da última palavra, de "...desamor", pelo amor. “Sem efeito”, no fundo, é um não-poema que circula sobre si mesmo e deixa-nos numa, mais do que agradável, confusão. Sem efeito conquistado pela bruma imperial que toda me ocupou impedindo meu coração de ver e meus olhos de amar escrevo à condição de se apagarem as palavras logo que gastas consumidas no desamor Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=374267 © Luso-Poemas
Criado em: 24/12/2024 12:12
|
|
Transferir |
Re: Comentário a "Sem efeito", de gillesdeferre |
||
---|---|---|
Da casa!
Membro desde:
14/6 14:54 Mensagens:
290
|
Repito: as suas análises são um privilégio.
É de facto um não poema, que se pretende anular a cada som. Escrever e logo apagar, para não cair no esquecimento. O que não existe não é esquecido. Assim o amor. Abraço Deste seu admirador Gillesdeferre
Criado em: Ontem 21:34:16
|
|
Transferir |